Canil da GM será destaque no Domingo Espetacular

Publicada em 05/05/2017 às 17:36

Ele é o primeiro cão certificado em busca e captura de pessoas na modalidade Mantrailing pela Confederação Brasileira de Cinofilia – CBCK. Muito rápido, obediente, sempre atento às ordens de comando: assim é Ozzy, um dos cães trabalhadores que integram o Canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), exemplar da raça pastor belga Malinois. Submetido a testes específicos, com aproveitamento de 100%, Ozzy comprovou a sua capacidade de localizar pessoas. Ele será destaque no programa Domingo Espetacular da Rede Record que vai ao ar neste domingo (7), a partir das 19h30, pelo canal 13 da NET, com os apresentadores Paulo Henrique Amorim, Janine Borba e Thalita Oliveira.

Os responsáveis pelo adestramento dos animais no Canil, os GMs Cristiano Camargo e Marçal Bonança, participaram do curso de Mantrailing, obtendo significativos resultados para a condução das atividades com o cão trabalhador.

LEIA TAMBÉM
GGIM prestigia atividades no Vetor Oeste

Recentemente, o cão Ozzy foi colocado à prova durante ocorrência para a localização do indivíduo que caiu com um carro roubado no Rio Jundiaí. Assim que o veículo caiu no rio, em poucos minutos os guardas Cristiano, Marçal, e a GMF Martins, com o apoio de outras viaturas, iniciaram as buscas com o cão nas margens e tubulações. Uma peça de camisa que estava jogada ao lado de um tubo foi fundamental para que o cão indicasse o sentido tomado pelo ladrão. A GMF Martins conduziu o cão para onde ele sinalizava.

O pastor belga tem aproveitamento 100% em suas avaliações, o primeiro cão certificado em busca e captura de pessoas

Outros guardas municipais de vários setores (Patrulhamento, Anjos da Guarda, Equipe de Motociclistas, Apoio Tático e Canil), além do apoio da GM de Várzea Paulista, polícias Civil e Militar, e do helicóptero Águia, foram importantes na captura do suspeito.

Através do faro, Ozzy foi em direção ao ladrão que se viu obrigado a fugir para outro lado, onde estavam os policiais, sendo capturado em seguida.

Operação de Risco
A Guarda Municipal de Jundiaí também será destaque neste sábado (6), durante a reprise do programa Operação de Risco, que vai ao ar a partir das 23h30 na Rede TV! – canal 15 da NET.

Além de ser considerada uma importante referência por todo trabalho socioeducativo realizado ao longo dos seus 67 anos de existência, a Guarda Municipal de Jundiaí – com a supervisão e o acompanhamento permanente do titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal, Paulo Sergio de Lemos Giacommelli Stel (Jacó) – também se destaca por sua operacionalidade, visando a prevenção, o combate à violência e criminalidade, sempre no intuito de garantir a segurança e o bem-estar da população jundiaiense. “Esse é o compromisso do atual governo que tem investido significativamente na capacitação dos agentes de segurança pública para que os resultados ultrapassem as expectativas, alcançando o reconhecimento das pessoas”, comentou Jacó.

Apresentado pelo especialista em segurança, Jorge Lordello, o programa Operação de Risco é um policial que lembra um reality, considerado pioneiro na TV brasileira.

Assessoria de Imprensa
Fotos: GM Luciano Guerino


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/05/05/canil-da-gm-sera-destaque-no-domingo-espetacular/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original