Dia D: Sábado (13) será de vacinação contra a Influenza

Publicada em 12/05/2017 às 17:28

Um dia dedicado à imunização. É assim que equipes da Vigilância Epidemiológica estarão, durante todo este sábado (13), realizando o Dia D da vacinação contra a Influenza. Serão nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que das 8h às 17h, vão disponibilizar as doses das vacinas para idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, crianças de seis meses a quatro anos, educadores (professores, Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADI), auxiliares de classe, coordenadores e diretores) e profissionais da saúde.

As vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Agapeama, Central, Jardim Guanabara, Vila Hortolândia, Morada das Vinhas, Jardim Novo Horizonte, Vila Rami, Jardim Tamoio e Jardim Tarumã. É importante apresentar a carteira de vacinação ou um documento com foto.

LEIA TAMBÉM
Hospital São Vicente melhora fluxo do eletrocardiograma

O Dia D é a oportunidade que este público de risco terá para se proteger contra a gripe comum (tipo B) e duas gripes do tipo A (H1N1 e H3N2), já que este ano a dose aplicada é trivalente. A enfermeira da Vigilância, Maria do Carmo Possidente, lembra que com a chegada do inverno começa o período considerado mais crítico para a incidência de gripes. “Além de segura, a vacina é capaz de reduzir as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos”. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da Influenza.

Maria do Carmo faz um alerta especial aos pais, já que entre os grupos dos públicos de risco, as crianças são as que apresentam a menor cobertura vacinal. “O objetivo do Dia D é proporcionar a chance destas pessoas, que ainda não tomaram a vacina, de levarem seus filhos para se imunizar. Estaremos um dia todo com equipes trabalhando para manter o município longe da doença”, afirma.

Balanço
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica até o dia 11 de maio foram aplicadas 3.031 doses em profissionais de saúde (32,64%), 29.974 vacinas em idosos (59,56%), 5.935 doses em crianças (27,74%). Em gestantes 1.555 doses foram aplicadas (38,36%) e 369 vacinas em puérperas (55,41%).

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/05/12/dia-d-sabado-13-sera-de-vacinacao-contra-a-influenza/