Cirurgia Cardíaca do HSVP é destaque em publicação internacional

Publicada em 17/05/2017 às 19:48

A equipe de cirurgia cardíaca do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSVP) participa em destaque do primeiro Banco de Dados Nacional em Cirurgia Cardiovascular (BYPASS). Coordenado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) e pelo instituto de pesquisas do Hospital do Coração de São Paulo (IEP-HCor), o registro é um marco na cirurgia cardíaca nacional, que visa o entendimento das características da prática atual de cirurgia cardíaca no Brasil.

O objetivo é implementar medidas para aprimoramento da qualidade, segurança e cuidado aos pacientes. Envolvendo 18 dos principais centros em Cirurgia Cardíaca do Brasil, a base de dados já dispõe de informações de 1.722 pacientes, recentemente publicados na revista Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery, dos quais o Hospital São Vicente participa com 12% do total da amostra e contribui significativamente pela excelência dos resultados.

LEIA TAMBÉM
Em 120 dias, Saúde liquida 80% da dívida de mais de R$ 22 milhões
Palestra oferece orientações a cuidadores de pessoas com Alzheimer

Pesquisas realizadas pelo BYPASS apontam que 83,1% dos pacientes submetidos à cirurgia cardíaca no Brasil são provenientes do sistema SUS. “Visto a gravidade dos pacientes e complexidade das cirurgias realizadas, a mortalidade observada nacional pelo Registro foi de 6,4% enquanto a mortalidade global no HSV é atualmente em 4,3%, isto reforça a qualidade e competência do serviço e equipe multidisciplinar envolvida na Cirurgia Cardíaca do Hospital São Vicente”, explica o médico cardiologista, Alexandre Zilli.

Desenvolvido no ano de 2008, o programa em qualidade implementado pela equipe de Cirurgia Cardíaca do São Vicente demonstra que, mesmo diante da complexidade e gravidade dos pacientes, o treinamento de todos profissionais envolvidos e do cuidado prestado ao paciente durante o pré e pós-operatório traz frutos imediatos à sobrevida e qualidade de vida. “Os resultados demonstram a qualidade internacional do serviço de Cirurgia Cardíaca prestado pelo Hospital”, finaliza Alexandre.

Assessoria de Imprensa HSVP


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/05/17/cirurgia-cardiaca-do-hsvp-e-destaque-em-publicacao-internacional/