Educavi promove capacitação para novos integrantes da Ronda Escolar/Anjos da Guarda

Publicada em 18/05/2017 às 18:56

Com o objetivo de retomar as propostas do Programa Educação para a Não Violência (Educavi), reforçando assim o compromisso da atual administração em garantir a eficiência e qualidade nos serviços prestados à população, com estratégias direcionadas para a prevenção da criminalidade, o titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal, Paulo Sergio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó) determinou a realização de um plano de ação para que o Programa volte repaginado e atualizado.

O curso de capacitação do Educavi foi realizado na sede da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ – Sala de Instrução), com o suporte do CIFATP (Centro de Instrução, Formação e Aperfeiçoamento Técnico Profissional), coordenado pelo subinspetor Erich Streng Godoi. Participaram do curso 45 agentes de segurança píblica da GMJ – sendo 38 integrantes da Ronda Escolar, e quatro do Canil – além de três da Guarda Municipal de Jarinu, sendo que somente uma integrante concluiu o curso. Ao todo foram quatro turmas participando de aulas nos períodos da manhã e tarde durante um mês.

LEIA TAMBÉM
Defesas Civis, Guardas Municipais e Bombeiros estão juntos para a Operação Estiagem

Dentro os temas abordados durante as aulas estão: desenvolvimento de competências Educavi; didática e metodologia de ensino; preparação de palestras; introdução a Libras (linguagem de sinais); mediação de conflitos; primeiros socorros.

No encerramento das atividades, vinte guardas municipais apresentaram seus trabalhos, quando foram avaliados por uma Banca Examinadora formada pelo GM Souza; os subinspetores Godoi e Paulo Munhoz (Ronda Escolar); o GM Márcio Cristiano de Camargo, responsável operacional do Canil; e as assessoras educacionais Andréa e Eliana.

Participantes abordaram temas relacionados à cultura de paz nas mais variadas situações

Foram avaliados os seguintes critérios para a seleção dos novos palestrantes: estrutura da apresentação; postura e expressão corporal; ritmo da apresentação; vocabulário adequado ao público; domínio do tema escolhido.

Em parceria com a Unidade de Gestão de Educação foi apresentada a concepção de Cidade Educadora, que remete ao entendimento da cidade como território educativo: seus diferentes espaços, tempos e atores são compreendidos como agentes pedagógicos que podem, ao assumirem uma intencionalidade educativa, garantir a perenidade do processo de formação dos indivíduos para além da escola, em diálogo com as diversas oportunidades de ensinar e aprender que a comunidade oferece. Momento que se tornou um marco entre os trabalhos desenvolvidos pela Guarda Municipal de Jundiaí e a Unidade de Gestão de Educação.

O GM Souza, coordenador do Programa Educavi considera muito positivos os resultados alcançados. “Com essa determinação e seriedade estamos preparando e preparados para oferecer à comunidade um trabalho diferenciado, que vai atender desde a criança até o adulto, seja qual for a sua necessidade de informação e orientação enquanto agentes de segurança pública municipal”, afirma.

Programa Educavi
Criado inicialmente em 1998 com a formação da primeira equipe de palestrantes da Guarda Municipal de Jundiaí, no ano de 2005 surge a denominação Educavi, possibilitando a identificação da equipe com a população. As palestras preventivas sempre foram elaboradas no sentido de atender as instituições de ensino municipais, estaduais e particulares, além de empresas, igrejas, associações, dentre outros, sempre com temas voltados para a disseminação da cultura de paz. A primeira palestra foi ministrada no dia 8 de março de 1998 na Escola estadual Geva – depois Emeb Vereador José Romeiro Pereira.

O Programa Educavi surgiu oficialmente em fevereiro de 2009; dois anos depois foi realizado o 1º Curso de Capacitação em Atividades Educacionais da Corporação com o propósito de aumentar o quantitativo de agentes de segurança pública aptos a ministrar palestras com os mais diversos temas, atendendo as necessidades dos variados segmentos da comunidade.

Agora em 2017 o processo de capacitação ocorre para integrantes da Ronda Escolar/Anjos da Guarda e Canil, com o processo de seleção dos que farão parte das atividades do Educavi. Coordenando os trabalhos do Programa está o GM Cláudio de Souza, que nesta edição contou com a parceria da Unidade de Gestão de Educação, por meio da participação das assessoras educacionais Andréa Fernandes Gimenes Ferreira e Eliana Corradin, responsáveis por escolas de Educação Básica.

Assessoria GMJ
Foto: Assessoria de Imprensa GMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/05/18/educavi-promove-capacitacao-para-novos-integrantes-da-ronda-escolaranjos-da-guarda/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original