Gestor de Educação recebe vereadores e esclarece dúvidas
Publicada em 23/05/2017 às 18:43O gestor da Unidade de Gestão de Educação (UGE), José Antonio Parimoschi – que assumiu a pasta até que o prefeito Luiz Fernando Machado escolha outro nome para o cargo – recebeu os vereadores de Jundiaí nesta terça-feira (23), no Paço Municipal, para uma reunião de esclarecimento de dúvidas relacionadas ao sistema municipal de ensino. Diretores da UGE também participaram do encontro.
Sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), o gestor explicou que foi necessária uma readequação nas classes de aula em função do número muito baixo de alunos inscritos em algumas turmas. Com a mudança, as classes passaram a ter 15 alunos, sendo que a matriz curricular foi mantida e, por isso, não há prejuízo no aprendizado. “Havia turmas com três alunos e um professor e este é um cenário impossível de se manter, especialmente em um momento de grave crise financeira. Fizemos as alterações necessárias sem reduzir a qualidade do atendimento e isso é importante. O que não significa que já resolvemos todos os problemas do EJA”, explicou Parimoschi.
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Outra questão respondida pelo gestor se refere ao quinto estágio dos cursos de idiomas oferecidos no Centro de Línguas Antônio Houaiss. Parimoschi explicou que todos os alunos já matriculados terão direito a cursar o 5º estágio, mas as novas matrículas feitas a partir de agora contemplam quatro estágios de ensino, como sempre foi oferecido desde a abertura da instituição. “Novamente, cabe ressaltar que antes de tomarmos esta decisão os diretores da Unidade fizeram um estudo a fim de garantir que todo o conteúdo do curso seja apresentado, ou seja, não haverá prejuízo para os alunos”.
O gestor acrescentou, ainda, que os horários das aulas serão reformulados após a realização de uma pesquisa com os alunos. Atualmente, são cinco horários disponíveis, mas algumas turmas têm um número de alunos muito pequeno. “Assim, serão oferecidos três horários que melhor se enquadrem na rotina dos alunos, que serão sempre consultados antes de qualquer mudança”, garantiu.
Kits escolares
No que se refere à compra dos kits escolares, o gestor informou que o processo já foi finalizado e, em breve, todos os alunos da rede receberão os materiais. O processo licitatório iniciado no ano passado não estava respaldado pela legalidade e foi impugnado, agora em março – depois do início do ano letivo no dia 13 de fevereiro, inviabilizando a compra dos kits. Diante disso, a atual gestão optou pela licitação que já estava em andamento no Ministério da Educação, que era a opção mais viável e rápida. “Vale ressaltar que esta medida gerou uma economia de R$ 2 milhões aos cofres públicos, destacou. “Porém, não há falta de material, pois, no início do ano, a UGE distribuiu kits emergenciais montados com material que havia no estoque para garantir o básico para os alunos na retomada das aulas”, acrescentou.
Parimoschi aproveitou a oportunidade para reiterar que a Administração está sempre aberta ao diálogo com os vereadores e com todos os segmentos da sociedade, para prestar os devidos esclarecimentos, uma vez que a transparência é um dos pilares fundamentais da gestão.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
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