Orquestra Municipal leva música clássica aos bairros
Publicada em 01/06/2017 às 18:30 Jheniffer Ortiz dos Santos tem 21 anos e participa do ministério de música como salmista na paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Novo Horizonte, bairro em que mora. Além das missas, a paróquia irá receber um concerto da Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) neste domingo (4), às 19h30 (após a missa, que começa uma hora antes) e isso despertou o interesse de Jheniffer, que teve seu primeiro contato com a música aos sete anos, já estudou canto coral e erudito e ainda toca violão.A terceira apresentação da temporada da Orquestra tem seu concerto no Teatro Polytheama neste sábado (3), às 20h, com a repetição no Novo Horizonte no domingo (4) e na paróquia Nossa Senhora do Montenegro (Jardim do Lago), na terça-feira (6), às 19h30, descentralizando o acesso da população às atividades culturais na cidade.
Tal descentralização é vista por Jheniffer como algo bastante positivo e imagina que isso possa criar um público que passe a apreciar música clássica e a frequentar mais as apresentações da Orquestra. “O que chama a atenção com a vinda desse concerto é que este talvez fosse o último lugar a que alguém pensaria em trazer música clássica. Isso irá, pelo menos, despertar uma curiosidade e a apreciação por esse tipo de música.”
LEIA TAMBÉM
Museus estendem horário de funcionamento aos finais de semana
Estão abertas as inscrições para o festival ‘O Som das Cordas’
“Não é a primeira vez que a Orquestra faz apresentações nos bairros”, afirma a regente, Cláudia Feres, que visitou e escolheu os espaços mais adequados para as apresentações. “Desta vez selecionamos lugares afastados do Centro, para que a música chegue também à população que mora mais longe. E a ideia é repetirmos isso nas próximas apresentações da temporada”.
Programa
Segundo Feres, o programa desta vez envolve repertório de inspiração barroca, mas conta com obras de múltiplas origens. “E o grande destaque é também a participação do chefe de segundos violinos Cleber Albuquerque”. Fazem parte do repertório: o “Concerto Grosso para cordas” de linguagem neo-romântica do compositor americano Vittorio Giannini, uma releitura do trabalho de Remo Giazotto sobre o “Adagio em sol menor” de Tomaso Albioni; e de Ottorino Respighi sobre compositores dos séculos 16 e 17 em “Danças e Árias antigas para alaúde”. Cleber Albuquerque será solista na obra “Chaconne em sol menor”, de Tomaso Vitali.
Os ingressos são gratuitos. Para a apresentação no Teatro Polytheama, no entanto, os ingressos começam a ser distribuídos um dia antes, ou seja, na sexta-feira (2), e limitam-se a quatro por pessoa que for retirá-los. Já nas paróquias, as apresentações serão feitas nas igrejas e vêm logo após as missas e celebrações.
Serviço
Apresentação no Teatro Polytheama
Data: 3 de junho
Horário: 20h
Endereço: rua Barão de Jundiaí, 176, Centro;
Apresentação na Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Data: 4 de junho
Horário: 19h30
Endereço: Estrada Municipal do Varjão, 5650, Jardim Novo Horizonte;
Apresentação Paróquia Nossa Senhora do Montenegro
Data: 6 de junho
Horário: 19h30
Endereço: Rua Pedro Pessini, s/n°, Jardim do Lago.
Assessoria de Imprensa
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original