Vacina contra a gripe é liberada para um novo grupo de risco
Publicada em 01/06/2017 às 18:53Após ter sido prorrogada para até dia 9 de junho, a Campanha de Vacinação contra a Influenza foi novamente ampliada para um novo grupo de cobertura. Desta vez, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo incluiu como público-alvo os policiais federais, doadores de sangue e medula, trabalhadores dos Tribunais de Justiça e Fóruns, profissionais que trabalham com pessoas em situação de rua, cuidadores de idosos, todos os funcionários das creches públicas e privadas, trabalhadores de limpeza urbana e coletores de resíduo, agentes de trânsito, funcionários que trabalham na manutenção de semáforos e sinalização, fiscais dos terminais de ônibus e engenheiros e técnicos da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas).
Para atender a demanda destes novos grupos, o Governo do Estado informou que o Instituto Butantan, unidade ligada à Secretaria da Saúde e responsável pela produção da vacina, tem disponibilizado doses extras. A campanha de vacinação começou em 17 de abril, com a expectativa atingir a cobertura de 90% para cada grupo.
LEIA TAMBÉM
Na luta contra o cigarro, mulheres são as que mais sofrem com recaídas
Além de imunizar a população contra a H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, as doses protegem a população contra os vírus A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane. A coordenadoria do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde alerta para que os grupos considerados de risco busquem a imunização dentro do prazo preconizado pelo Ministério da Saúde. É importante estar protegido antes de o inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir o efeito.
Vale lembrar que a vacinação continua valendo para idosos a partir de 60 anos, gestantes, crianças entre seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), puérperas (até 45 dias do parto) e educadores. A meta de vacinação deste ano aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%. O ano de 2016 foi o primeiro em que este índice ultrapassou 90% e atingiu 93,5% de cobertura vacinal.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
14/11/2024
Saúde mental: iniciativas de Jundiaí são apresentadas em congresso brasileiro
-
12/11/2024
Novembro Azul: UBS Maringá leva informação e cuidado para bares do bairro
-
11/11/2024
Dengue e Covid-19: vacinas estão disponíveis nas UBSs e Clínicas da Família
-
11/11/2024
Novembro Azul: campanha reforça a importância do autocuidado masculino
Baixe as fotos desta notícia na resolução original