Seminário Brasil-Alemanha discute gerenciamento de resíduos sólidos

Publicada em 08/06/2017 às 16:55

Cerca de 200 pessoas de várias cidades e instituições públicas e privadas participaram, nesta quinta-feira (8), do 1º Seminário Brasil-Alemanha sobre gerenciamento de resíduos sólidos, no auditório da DAE. A iniciativa é resultado de uma parceria entre as prefeituras de Jundiaí e Lueneburg, além da Universidade de Techinische, da Alemanha.

Na abertura do evento, o prefeito Luiz Fernando Machado destacou a importância da realização do seminário como ferramenta para identificar maneiras mais eficientes e sustentáveis de agir no que diz respeito aos resíduos sólidos e à proteção do Meio Ambiente. “Jundiaí sempre foi uma cidade inovadora e é um compromisso na nossa gestão seguir buscando soluções modernas para os problemas existentes, inclusive no contexto ambiental. Quero reforçar nossa disposição de dar continuidade a esta parceria iniciada para reforçar os resultados positivos”, disse.

LEIA TAMBÉM
Serviços Públicos intensifica rondas e reduz reclamações sobre iluminação

Lúcio Proença mencionou importância de universalizar os aterros sanitários

Representando a cidade alemã, o engenheiro sanitarista Hubert Ringe-Gfa agradeceu a receptividade da Prefeitura de Jundiaí e destacou que a parceria é focada em três eixos principais, que são a educação ambiental, além da capacitação técnica e profissional. “Estamos muito felizes de realizar esta troca de experiências com a cidade”, afirmou.

Palestras
A primeira apresentação ficou a cargo do analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Lúcio Castro Proença, que falou sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ele afirmou que a disposição de resíduos em rios e diretamente no solo ainda é um grande desafio no Brasil. “É preciso universalizar os aterros sanitários e aumentar o número de municípios no País que dispõem deste espaço para receber os resíduos”, disse.

O analista mencionou também o problema da destinação não eficiente que é dada aos resíduos orgânicos no Brasil. “Menos de 1% deste tipo de resíduo passam por compostagem (processo de valorização da matéria orgânica) no Brasil e isso precisa mudar”, pontuou Proença.

Também esteve presente o gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa. O seminário contou, ainda, com palestras ministradas pela secretária de Energia do Estado de São Paulo, Marília Fanucchi, pela engenheira civil e advogada, Christiane Dias Pereira, engenheiro Erick Meira de Oliveira, entre outros especialistas no tema.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/06/08/seminario-brasil-alemanha-discute-gerenciamento-sustentavel-de-residuos-solidos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original