Superintendente do Iphan fará a abertura do Simpósio sobre Patrimônio

Publicada em 03/07/2017 às 14:27

Entre as novidades, o Museu Histórico e Cultural e a Pinacoteca também recebem programação do simpósio

O Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial, cujo tema será “Cidade, Memória e Patrimônio”, terá como convidado especial para abertura solene no dia 17 de agosto o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em São Paulo, Victor Hugo Mori, que irá falar sobre a importância da adoção de políticas públicas voltadas à preservação do patrimônio histórico no Brasil.

Marcado para os dias 17, 18 e 19 de agosto, a 5ª edição do simpósio será realizada em parceria com a Fatec e a Unip e contará com mesas redondas, visitas e atividades culturais, além de apresentações de trabalhos acadêmicos. Como novidade deste ano, além do Complexo Fepasa, também o Museu Histórico e Cultural (Solar do Barão) e a Pinacoteca recebem a programação de eventos.

LEIA TAMBÉM
‘Entre rabiscos e finalizações’ fica na Galeria de Arte até 23 de julho

“É algo muito raro que uma cidade não declarada histórica ou patrimônio da Humanidade tenha uma iniciativa como esta, de realizar um simpósio para discutir preservação, zeladoria e memória do patrimônio”, declara Mori. “É por isso que Jundiaí está na vanguarda, ainda mais no Estado de São Paulo onde, por muitas vezes, o desenvolvimento faz a memória perder o espaço”, aponta o superintendente, que faz a abertura do Simpósio no dia 17 de agosto, às 19h, no Museu Histórico e Cultural.

“A presença do Victor Hugo Mori reforça a importância da realização do evento para a discussão do patrimônio histórico e demonstra a importância de Jundiaí nacionalmente”, explica o diretor de Patrimônio Histórico e Cultural, William Paixão. “Além da programação espalhada para a cidade, outra novidade será a nossa abordagem para a preservação ambiental, Jundiaí possui uma das maiores áreas de tombamento ambiental, que é a Serra do Japi”, acrescenta.

Entrega de trabalhos acadêmicos
Para a discussão nos eixos temáticos sobre educação patrimonial, ambiental e arqueológica, a organização recebe até o dia 4 de agosto os trabalhos de pesquisadores acadêmicos e interessados sobre o assunto. A divulgação dos aprovados será feita por e-mail aos inscritos até o dia 8 de agosto.

Os interessados em submeter seus trabalhos devem enviar para os e-mails dphc@jundiai.sp.gov.br ou rccarvalho@jundiai.sp.gov.br um resumo expandido com o eixo temático escolhido, o título do trabalho, titulação do autor e vínculo institucional dos autores (no máximo quatro por trabalho), com formatação: fonte Arial tamanho 12, espaçamento 1,5, folha A4, margens com 2,5 centímetros, entre 700 e 1000 palavras. No resumo devem constar uma situação-problema, objetivos, metodologia, referências e resultados parciais ou finais dos estudos. Cada autor pode participar com até dois trabalhos, sendo coautor do segundo.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/07/03/superintendente-do-iphan-fara-a-abertura-do-simposio-sobre-patrimonio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original