Alunos da Emeb Ivo de Bonna criam mascote para projeto de prevenção à obesidade
Publicada em 11/07/2017 às 18:58Às vésperas da data final de entrega dos mascotes e nomes que deverão dar cara nova ao projeto de prevenção à obesidade infantil, que teve início no dia 29 de maio, o estudante Pedro Barbosa Miranda, 10 anos, não consegue esconder a ansiedade. Ele é um dos alunos do sistema municipal de ensino que estão desenvolvendo sugestões de mascote para a campanha. Aluno do 5º ano da Emeb Ivo de Bona, no Parque Residencial Almerinda Chaves, Pedro foi buscar inspiração no filme “Carros” para criar o seu personagem: uma cenoura.
Pedro e mais 402 alunos dos 4º e 5º anos trabalham o tema alimentação saudável desde que a iniciativa do projeto foi lançada pelas Unidades de Gestão de Promoção da Saúde, Esportes e Lazer, Agronegócio e Educação. Muito antes disso, porém, o projeto pedagógico da escola incluía abordar a promoção de vida mais saudável com as crianças. “Neste sentido, começamos a desenvolver um projeto de conscientização sobre o que os alunos costumavam comer e com qual freqüência. Quando a nossa escola foi selecionada para participar do projeto, foi mais fácil trazer esta temática para a sala de aula”, explica a diretora, Karen Merlin.
LEIA TAMBÉM
Aplicativo da Prefeitura dispõe de 86 serviços na palma da mão
Também estudante da Emeb, Eduardo Lima de Souza Lucena tem apenas 10 anos, concorda com a diretora. Quando soube que sua escola seria contemplada e que teria a oportunidade de aprender a se alimentar de forma saudável, decidiu participar do concurso que vai dar um novo nome ao projeto. “Pensei em juntar a importância de uma refeição rica em frutas e verduras e a prática da atividade física porque sei que se ficarmos sem nos exercitar, a chance de adoecermos é maior”, constata.
De acordo com a professora Maria Colazante Sgarbiero, a escola tem buscado alternativas extracurriculares com o objetivo de estimular a regularidade da prática da atividade física. “Na sexta-feira (15), último dia de aula antes do recesso escolar, nós vamos promover um evento com os pais que visa resgatar as brincadeiras infantis. É uma maneira de trazer a comunidade para dentro da escola e envolver os pais neste projeto”, diz a .
No dia 22 de junho, os alunos envolvidos no projeto foram medidos e pesados por técnicos de enfermagem e estagiários da Escola Superior de Educação Física (ESEF). Além da Emeb Ivo de Bona, participam do projeto as escolas Professor Deodato Janski (Jardim Tarumã), Antônio Adelino Brandão (Morada das Vinhas) e Judith Almeida Arruda.
Até 19 de agosto, as Unidades de Gestão envolvidas devem lançar oficialmente o projeto, assim como anunciar o nome e o mascote criados pelos próprios alunos.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Prefeitura de Jundiaí
-
25/12/2024
Investimentos em tecnologia potencializam serviços e agilizam a vida do cidadão
-
19/12/2024
Covid-19: vacinação é retomada para pessoas a partir dos 12 anos dos grupos prioritários
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
17/12/2024
Organização Pan-Americana de Saúde entrega prêmio APF Forte para Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original