‘Projeto Férias’ dos Cras começa com diversão e conscientização no Parque da Cidade
Publicada em 13/07/2017 às 18:34A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) deu início na tarde desta quinta-feira (13) às atividades do “Projeto Férias” dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Na estreia, 40 crianças e jovens dos equipamentos do Vista Alegre e Novo Horizonte visitaram o Parque da Cidade e participaram de uma aula sobre o tratamento e economia de água e de atividades recreativas e esportivas, como jogos, gincanas e caratê.
LEIA TAMBÉM
Prefeitura promove comemoração pelos 27 anos do ECA
Motoclube faz doação de 400 cobertores ao Centro Pop
Segundo a diretora de Proteção Social Básica, Cássia do Prado, a iniciativa pioneira visa à ocupação dos espaços e ao estreitamento dos vínculos de convivência. “As crianças dos bairros mais vulneráveis precisam se apropriar dos equipamentos públicos, porque pertencem a todos nós. Quando damos acesso aos espaços, promovemos cidadania e rompemos barreiras, além de reforçarmos os vínculos sociais”, pontua Cássia.
Os frequentadores do Cras Vista Alegre Kettelyn dos Santos, de 14 anos, e o aniversariante do dia Caio dos Santos, de 12, comemoram o passeio. “O parque é um espaço aberto e permite o nosso contato com a natureza e com a preservação. Saímos daqui mais conscientes”, apontam os novos amigos.
As crianças a partir de oito anos e os jovens de até 17 participam nos Cras de oficinas no contraturno do período escolar. No Novo Horizonte frequentam as oficinas de maracatu, mangá, desenho, dança terapia, artesanato e jardinagem. Já no Vista Alegre, são oficinas de kendô, movimento corporal, maracatu, grupo de jovens, cine Cras, maquiagem e pipa.
Mais programação
Nesta sexta-feira (14), cerca de 80 frequentadores dos Cras Tamoio, Central, São Camilo e Santa Gertrudes participam da mesma atividade no Parque da Cidade, a partir das 13h30. Já na quarta-feira (19), a Biblioteca, teatro Polytheama e a Câmara Municipal recebem as visitas de cerca de 120 jovens. O encerramento do projeto com todos os Cras está marcado para a quinta-feira (27), às 14h, no Paço Municipal, com apresentação dos jovens do maracatu no térreo e recebimento pelo Prefeito Luiz Fernando Machado no auditório do 8º andar.
O projeto conta com o apoio dos servidores da UGADS e dos espaços das visitas, além da ONG Sonhar Acordado, da Juventude Tucana e do Clube da Lady. O transporte e fornecimento de lanches e sucos contaram com a colaboração da DAE, do Parque da Cidade, da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), do Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além das demais Unidade de Gestão.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
26/12/2024
Obras da usina fotovoltaica, na sede da DAE, têm início
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
-
17/12/2024
Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
-
17/12/2024
Estações de Tratamento de Água da DAE conquistam a ISO 9001:2015
Baixe as fotos desta notícia na resolução original