‘Projeto Férias’ dos Cras começa com diversão e conscientização no Parque da Cidade
Publicada em 13/07/2017 às 18:34A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) deu início na tarde desta quinta-feira (13) às atividades do “Projeto Férias” dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Na estreia, 40 crianças e jovens dos equipamentos do Vista Alegre e Novo Horizonte visitaram o Parque da Cidade e participaram de uma aula sobre o tratamento e economia de água e de atividades recreativas e esportivas, como jogos, gincanas e caratê.
LEIA TAMBÉM
Prefeitura promove comemoração pelos 27 anos do ECA
Motoclube faz doação de 400 cobertores ao Centro Pop
Segundo a diretora de Proteção Social Básica, Cássia do Prado, a iniciativa pioneira visa à ocupação dos espaços e ao estreitamento dos vínculos de convivência. “As crianças dos bairros mais vulneráveis precisam se apropriar dos equipamentos públicos, porque pertencem a todos nós. Quando damos acesso aos espaços, promovemos cidadania e rompemos barreiras, além de reforçarmos os vínculos sociais”, pontua Cássia.
Os frequentadores do Cras Vista Alegre Kettelyn dos Santos, de 14 anos, e o aniversariante do dia Caio dos Santos, de 12, comemoram o passeio. “O parque é um espaço aberto e permite o nosso contato com a natureza e com a preservação. Saímos daqui mais conscientes”, apontam os novos amigos.
As crianças a partir de oito anos e os jovens de até 17 participam nos Cras de oficinas no contraturno do período escolar. No Novo Horizonte frequentam as oficinas de maracatu, mangá, desenho, dança terapia, artesanato e jardinagem. Já no Vista Alegre, são oficinas de kendô, movimento corporal, maracatu, grupo de jovens, cine Cras, maquiagem e pipa.
Mais programação
Nesta sexta-feira (14), cerca de 80 frequentadores dos Cras Tamoio, Central, São Camilo e Santa Gertrudes participam da mesma atividade no Parque da Cidade, a partir das 13h30. Já na quarta-feira (19), a Biblioteca, teatro Polytheama e a Câmara Municipal recebem as visitas de cerca de 120 jovens. O encerramento do projeto com todos os Cras está marcado para a quinta-feira (27), às 14h, no Paço Municipal, com apresentação dos jovens do maracatu no térreo e recebimento pelo Prefeito Luiz Fernando Machado no auditório do 8º andar.
O projeto conta com o apoio dos servidores da UGADS e dos espaços das visitas, além da ONG Sonhar Acordado, da Juventude Tucana e do Clube da Lady. O transporte e fornecimento de lanches e sucos contaram com a colaboração da DAE, do Parque da Cidade, da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), do Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além das demais Unidade de Gestão.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
- 
				 28/10/2025 
				
					 Políticas públicas de Jundiaí voltadas à Infância inspiram quatro municípios paulistas Políticas públicas de Jundiaí voltadas à Infância inspiram quatro municípios paulistas
- 
				 28/10/2025 
				
					 Programa ‘Bom Dia Servidor’ promove escuta e diálogo com equipes da DAE Programa ‘Bom Dia Servidor’ promove escuta e diálogo com equipes da DAE
- 
				 16/10/2025 
				
					 Entre poesias, memórias e afetos: Grupo FormIDOSO celebra dois anos de encontros semanais no CRAS Central Entre poesias, memórias e afetos: Grupo FormIDOSO celebra dois anos de encontros semanais no CRAS Central
- 
				 16/08/2025 
				
					 Casa Sol completa quase duas décadas como referência na proteção de mulheres vítimas de violência em Jundiaí Casa Sol completa quase duas décadas como referência na proteção de mulheres vítimas de violência em Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original



