‘Projeto Férias’ dos Cras começa com diversão e conscientização no Parque da Cidade

Publicada em 13/07/2017 às 18:34

Crianças e jovens tiveram aula sobre o tratamento de água e de atividades recreativas e esportivas

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) deu início na tarde desta quinta-feira (13) às atividades do “Projeto Férias” dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Na estreia, 40 crianças e jovens dos equipamentos do Vista Alegre e Novo Horizonte visitaram o Parque da Cidade e participaram de uma aula sobre o tratamento e economia de água e de atividades recreativas e esportivas, como jogos, gincanas e caratê.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura promove comemoração pelos 27 anos do ECA
Motoclube faz doação de 400 cobertores ao Centro Pop

Segundo a diretora de Proteção Social Básica, Cássia do Prado, a iniciativa pioneira visa à ocupação dos espaços e ao estreitamento dos vínculos de convivência. “As crianças dos bairros mais vulneráveis precisam se apropriar dos equipamentos públicos, porque pertencem a todos nós. Quando damos acesso aos espaços, promovemos cidadania e rompemos barreiras, além de reforçarmos os vínculos sociais”, pontua Cássia.

Os frequentadores do Cras Vista Alegre Kettelyn dos Santos, de 14 anos, e o aniversariante do dia Caio dos Santos, de 12, comemoram o passeio. “O parque é um espaço aberto e permite o nosso contato com a natureza e com a preservação. Saímos daqui mais conscientes”, apontam os novos amigos.

As crianças a partir de oito anos e os jovens de até 17 participam nos Cras de oficinas no contraturno do período escolar. No Novo Horizonte frequentam as oficinas de maracatu, mangá, desenho, dança terapia, artesanato e jardinagem. Já no Vista Alegre, são oficinas de kendô, movimento corporal, maracatu, grupo de jovens, cine Cras, maquiagem e pipa.

Caio e Kettelyn se conheceram no passeio ao Parque da Cidade e apreciaram o contato com a natureza

Mais programação
Nesta sexta-feira (14), cerca de 80 frequentadores dos Cras Tamoio, Central, São Camilo e Santa Gertrudes participam da mesma atividade no Parque da Cidade, a partir das 13h30. Já na quarta-feira (19), a Biblioteca, teatro Polytheama e a Câmara Municipal recebem as visitas de cerca de 120 jovens. O encerramento do projeto com todos os Cras está marcado para a quinta-feira (27), às 14h, no Paço Municipal, com apresentação dos jovens do maracatu no térreo e recebimento pelo Prefeito Luiz Fernando Machado no auditório do 8º andar.

O projeto conta com o apoio dos servidores da UGADS e dos espaços das visitas, além da ONG Sonhar Acordado, da Juventude Tucana e do Clube da Lady. O transporte e fornecimento de lanches e sucos contaram com a colaboração da DAE, do Parque da Cidade, da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), do Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além das demais Unidade de Gestão.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/07/13/projeto-ferias-dos-cras-comeca-com-diversao-e-conscientizacao-no-parque-da-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original