Conferência de Assistência Social aponta deliberações e elege delegados

Publicada em 24/07/2017 às 18:23

A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, cujo tema foi a garantia de Direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), encerrou-se na sexta-feira (21) com a participação de mais de 200 pessoas. Além dos assistentes sociais, educadores, orientadores, e estudantes, representando governos, organizações e entidades, destacou-se a participação de cerca de 50 integrantes da sociedade civil.

Promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), a conferência teve como saldo as deliberações priorizadas pelas discussões em grupo para prosseguimento e encaminhamento às etapas estadual e federal, bem como foram indicados os delegados que representarão a cidade na conferência estadual.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí recebe reunião para implantação do ‘Criança Feliz’ nesta quarta-feira (26)

Relatório final da conferência é composto de dezesseis propostas e deliberações

Reunidos para discutir quatro eixos temáticos propostos pela organização, participantes propuseram 40 deliberações para o Município, oito para o Estado e 16 para a União, que, ao final da Conferência totalizaram, respectivamente, em dez, duas e quatro propostas documentadas, considerando-se a divisão por quatro. As demais deliberações que não foram para o relatório final, bem como as deliberações de 2015, ocasião da 10ª edição da Conferência, que não foram efetivadas, passaram a compor o mesmo relatório, mas na forma de recomendações.

CONFIRA AS DELIBERAÇÕES

A gestora da UGADS, Nádia Taffarello, reforça a importância da Conferência. “Frisamos que a Conferência não fosse um espaço de discussão estéril, mas que permitisse o diálogo com a população e que nos orientasse, com base nas deliberações, nossa atuação nos mais diversos terrenos da assistência social.”

Já a presidente do CMAS, Maria Aparecida Carlos, comemora algumas novidades da 11ª edição da Conferência. “Podemos ressaltar como destaque a participação em grande número dos representantes da sociedade civil, que representaram quase 50 indivíduos. Além disso, representando o prefeito Luiz Fernando machado, o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, que se demonstrou sensível aos apelos dos usuários e dos profissionais da assistência social e disse utilizar dos resultados da Conferência na elaboração do Plano Plurianual (PPA), que orienta os gastos da administração para o quadriênio 2018-2021. Sem contar pela primeira vez numa conferência com a presença da secretária Nacional de Assistência Social, Maria do Carmo Brant Carvalho, que garantiu a parceria do governo federal.”

Conferência Estadual
A Conferência Municipal apontou também delegados que irão representar Jundiaí na etapa estadual da Conferência, marcada para os dias 3, 4 e 5 de outubro, em local ainda a definir.

Eleitos da sociedade civil no segmento Usuários, é titular Maria do Socorro de Souza e são suplentes Fernando Gonçalves e Maria de Lourdes Veríssimo de Lima. Já no segmento Trabalhadores do setor, foi eleito titular Henrique Peron e suplentes Maria Aparecida Carlos e Rodrigo Pierobon Rodrigues.

Já pelo poder público, foram eleitas titulares Nádia Taffarello soares, com as suplentes Célia Marques Gonzalez e Ariane Goim Rios; e Maria Brant de Carvalho Falcão, com as titulares Cássia Regina Carpi Rodrigues do Prado e Solange Colepicolo Leonardi.

Após a etapa estadual, de 5 a 8 de dezembro está marcada a etapa nacional da Conferência, que contará com a participação dos delegados eleitos na etapa estadual.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/07/24/conferencia-de-assistencia-social-aponta-deliberacoes-e-elege-delegados/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original