‘Projeto Férias’ dos Cras encerra-se com maracatu e encontro com o prefeito
Publicada em 27/07/2017 às 18:14Depois das visitas ao Parque da Cidade, à Biblioteca Municipal, ao Teatro Polytheama e à Câmara Municipal durante o mês das férias, o Paço Municipal foi o local escolhido para o encerramento do “Projeto Férias” dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Cerca de 80 crianças e jovens que frequentam os seis Cras da cidade participaram de um encontro com o prefeito Luiz Fernando Machado, lancharam, dançaram cirandas e danças circulares e assistiram à apresentação de maracatu dos jovens que participam da oficina desse estilo musical com os oficineiros David Lito e Carina Mitiko.
Entre eles estavam Christian Jorge, de 16 anos, e Eliedyson da Cunha, de 10 anos, frequentadores da oficina no Cras Novo Horizonte. “Eu entendo as oficinas oferecidas pelo Cras como uma oportunidade. Elas nos afastam de más influências e, no meu caso, ajudam em muito no meu desenvolvimento escolar e em minhas habilidades de comunicação, já que me ajudaram em lidar com a minha timidez”, aponta Christian.
LEIA TAMBÉM
Encontro discute implantação do ‘Criança Feliz’ em cidades da região
Conferência de Assistência Social aponta deliberações e elege delegados
No encontro com o prefeito, cerca de 20 crianças e jovens puderam fazer perguntas e solicitações, que foram esclarecidas e encaminhadas por Luiz Fernando aos gestores das unidades responsáveis. “A Prefeitura é também casa de vocês. Preservá-la, manter em ordem a cidade e seus equipamentos são deveres de todos. E por isso, cada vez em que me encontro com jovens como você, retomo a consciência de que trabalho para dar oportunidades e um horizonte de possibilidades melhores para todos. Vocês são do tamanho dos sonhos de vocês e trabalhamos para que vocês consigam alcançá-los”, reforçou o chefe do Executivo.
A gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Nádia Taffarello Soares, ressaltou a importância das atividades. “Queremos expandir este projeto e gostaríamos de conversar com os frequentadores dos nossos equipamentos para saber quais os cursos e oficinas de que a comunidade mais gosta, atendendo também à deliberação da 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada semana passada”, disse ela.
A escritora Sueli Patelli, que acompanhou a visita das crianças à Biblioteca, presenteou o prefeito com sua obra “Téo”. O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vanessa Machado, também estiveram presentes ao encontro.
Atividades
Crianças a partir de oito anos e jovens de até 17 participam nos Cras de oficinas gratuitas no contraturno do período escolar, como mangá, desenho, dança terapia, artesanato, jardinagem, kendô, movimento corporal, maracatu, grupo de jovens, cine Cras, maquiagem e pipa. Os Cras da cidade ficam no Centro, Novo Horizonte, Santa Gertrudes, São Camilo, Tamoio e Vista Alegre.
O projeto contou com o apoio dos servidores da UGADS e de outras Unidades de Gestão, além da ONG Sonhar Acordado, da Juventude Tucana e do Clube da Lady. O transporte e fornecimento de lanches e sucos contaram com a colaboração da DAE, do Parque da Cidade, da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), do Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
-
17/12/2024
Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original