Educação faz balanço do semestre e planeja as próximas ações

Publicada em 28/07/2017 às 12:03

A Unidade de Gestão de Educação aproveitou o período de recesso escolar para intensificar o planejamento das ações para o segundo semestre, com foco na conclusão da reorganização da rede e início das ações de melhoria da qualidade do ensino. Nos 180 dias de governo, a pasta cumpriu diversos compromissos como a entrega dos kits de uniforme e de material escolar, a contratação de profissionais e a criação de vagas em creches, seguindo as metas do prefeito Luiz Fernando Machado.

“Apesar das dívidas e da desorganização do sistema, herdados da gestão anterior, fechamos o primeiro semestre cumprindo a maioria das metas. Priorizamos soluções para minimizar problemas como a falta de profissionais do Sistema Municipal de Ensino”, avalia o gestor de Educação, José Antonio Parimoschi.

LEIA TAMBÉM
Biblioteca disponibiliza cursos online para jovens
Prefeitura abre chamada pública para escolas privadas

Foram contratados 30 novos professores, sete agentes de desenvolvimento infantil e quatro cozinheiros, para a redução do déficit. Dentro da etapa de organização das escolas, a UGE também entregou os kits de uniforme escolar de verão e de inverno (ao todo, 11 peças) e os livros didáticos, além de finalizar a compra dos kits de material escolar, depois de superar os entraves com o processo de aquisição.

A licitação, iniciada o ano passado, não estava respaldada pela legalidade e foi impugnada em março – depois do início das aulas no dia 13 de fevereiro -, inviabilizando a compra. A atual gestão optou pela licitação em andamento do Ministério da Educação, o que gerou uma economia de R$ 2 milhões aos cofres públicos. Em junho, os alunos receberam os materiais que possuem especificações de qualidade que atendem as necessidades de cada segmento escolar (Educação Infantil e Ensino Fundamental). Esse mesmo kit foi adquirido no Estado por municípios como São Paulo, Campinas, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Educação: diversos compromissos como a entrega dos kits de uniforme e de material escolar, a contratação de profissionais e a criação de vagas em creches

Vagas
Em relação às creches, 1,3 mil crianças foram chamadas para o atendimento em escolas municipais, entidades conveniadas e instituições contratadas. No final de 2016, a lista estava com 2,7 mil crianças na espera. Em março, a Unidade de Educação alterou os períodos de inscrição, possibilitando com que os pais sejam atendidos praticamente o ano todo: de 1 de fevereiro a 15 de dezembro. Antes, as inscrições eram efetuadas somente entre os dias 10 e 30 dos meses de março e setembro. Além disso, a UGE retomou o diálogo com o Ministério Público e a Defensoria para articular medidas para aumentar a oferta de vagas para os próximos anos, de forma planejada.

O Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos fecha o semestre com 700 novas matrículas, a formatura de 120 alunos no Ensino Fundamental e a realização de testes de escolaridade que estavam parados desde 2014, o que possibilitou com que 173 pessoas voltassem a estudar. Atualmente o CMEJA conta com 2.700 alunos matriculados, nos cursos de Ensino Fundamental e Médio, na modalidade presencial e semipresencial.

Já a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, a fim de fomentar cada vez mais os hábitos de leitura e escrita, realiza a 13º Olimpíada de Redação, com o tema inspirado na frase de Steve Jobs: “Quero deixar uma marca no Universo.” As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto, pelo site da Prefeitura de Jundiaí.

Estrutura Física
Parimoschi também lembra que foi realizado um levantamento das necessidades de intervenções de pequeno, médio e grande portes nas 112 Emebs e, de acordo com a disponibilidade financeira, as obras estão sendo realizadas.

“Reformamos a Emeb Antonino Messina, no Jardim Bonfiglioli; pintamos a Reynaldo Montalvão Basile, no Tarumã; refizemos os telhados das escolas João Luiz de Campos e Melânia Fortarel Barbosa, no Jardim Florestal e bairro do Poste, respectivamente; e, em março, iniciamos a reforma geral, que custará mais de R$ 1,3 milhão, do prédio da creche Waldemir Savoy, no Tulipas, que estava fechada desde fevereiro de 2016, após apresentar problemas na estrutura. Mesmo com todas as dificuldades herdadas da gestão anterior, é prioridade da atual administração investir, com responsabilidade, na melhoria dos prédios escolares”, frisa.

Planejamento
Ao assumir a UGE, o novo gestor, José Antonio Parimoschi, iniciou um ciclo de planejamento com a participação dos diretores da rede municipal, assim como com os coordenadores e supervisores pedagógicos, visando a aproximar quem está atuando na ponta da Educação com o núcleo de gestão da unidade. E o maior desafio está na melhoria da qualidade do ensino ofertado aos alunos.

“Também temos um grupo estudando, além do projeto pedagógico que será implementado, a terceira e última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que vai estabelece os conteúdos essenciais e competências que as crianças e adolescentes deverão desenvolver na educação básica em todas as escolas do país. Outra ação, que vem sendo trabalhada, é o Fórum de Educação, o qual vai avaliar e revisar as metas e estratégias do Plano Municipal de Educação.”

Novidade
Dentro das novidades, a Unidade de Educação fez adesão ao Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), prova que tem a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional. Nos últimos dois anos – 2015 e 2016 -,o município não participou da avaliação.

Ao todo, serão avaliados 7.825 alunos do Ensino Fundamental, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, que são essenciais para o desenvolvimento dos alunos.

Outra ação aguardada foi a retomada do projeto horta escolar em seis escolas municipais, com a perspectiva de expansão para todo o sistema e o envolvimento dos pais e da comunidade, incentivando a mudança de hábitos alimentares e efetivando a educação nutricional.

“Superados os maiores entraves da reorganização, que foi necessária diante da situação em que recebemos o Sistema Municipal de Ensino, agora é olhar para frente e planejar os próximos passos, para que tenhamos uma educação de qualidade para as nossas crianças. Valorizar e investir na formação e na capacitação permanente dos nossos profissionais é uma das principais estratégias para alcançarmos as metas de qualidade. Os desafios que o futuro impõe são enormes e a educação é base para esse processo de transformação pelo qual o mundo está passando”, acrescenta Parimoschi.

Assessoria de Imprensa
Foto:Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/07/28/educacao-faz-balanco-do-semestre-e-planeja-as-proximas-acoes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original