UBSs de toda a cidade promovem eventos da Semana do Bebê

Publicada em 03/08/2017 às 12:51

Michele aprendeu as manobras da shantala para aplicar em massagem na pequena Sophia

Da última vez em que Michele Reche levou a pequena Sophia, de 22 dias, para vacinação na UBS do Jardim Esplanada, ela ficou sabendo da oficina de shantala e decidiu experimentar a técnica na filha em uma oficina realizada na manhã desta quinta-feira (3) pela equipe da Unidade. Sophia tem sofrido com as infames cólicas de recém-nascidos e a shantala é uma prática de massagens próprias para isso e que trazem também benefícios na aproximação das mães com os bebês.

Esta oficina e muitas outras promovidas pelas UBSs e Centros de Referência em Assistência Social (Cras) integram a programação da 6ª Semana Regional do Bebê, do calendário do programa São Paulo pela Primeiríssima Infância e promovida por meio das Unidades de Gestão de Promoção da Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Educação e do Fundo Social de Solidariedade.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Acompanhada das gestantes Leonice da Silva, que espera a Lívia, e Janaína Ramos, no aguardo de outra Sofia, Michele descobriu que a shantala, além de aliviar as cólicas e favorecer a eliminação de gases, beneficia a circulação, imunidade, respiração e o batimento cardíaco dos bebês, promovem seu desenvolvimento psicomotor. A massagem Shantala é uma técnica milenar oriental e foi assim batizada pelo médico francês Frédérick Leboyer durante uma viagem pela Índia, onde, conversando com uma mulher com esse nome, teve contato com os movimentos e manobras da técnica enquanto ela massageava a filha.

LEIA TAMBÉM
Palestra sobre prevenção de acidentes reúne educadores no Complexo Argos

No encontro, equipe e usuárias da UBS conversaram também sobre amamentação e banho em ofurô

A gerente da UBS, Fabiana Novo, e equipe aproveitaram o encontro para esclarecer as dúvidas das participantes sobre amamentação, já que 6ª Semana Regional do Bebê coincide também com a 25ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, cujo tema para discussão junto à sociedade é “Proteger a amamentação: construindo alianças sem conflitos de interesse”. Também foi tratada da técnica de banho de balde ou ofurô, alternativa para acalmar os bebês. “Nos três primeiros meses da criança, as cólicas são normais e costumam aparecer em períodos específicos, principalmente à noite. Por isso, os genitores podem programar a shantala e o ofurô nesses períodos, sempre atentos aos horários do aleitamento”, explica Fabiana.

Na manhã desta sexta-feira (4), a UBS Esplanada promove uma atividade lúdica com os alunos da Emeb professor Luiz de carvalho, com uma visita pela unidade de saúde e um momento de contação de histórias. Confira todas as atividades da Semana do Bebê.

Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Senac, Sesc, Maxi Shopping Jundiaí, Jundiaí Shopping, Moviecom, Pão de Açúcar e Lojas Passarela, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Coopercica são parceiros da Prefeitura na realização.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/08/03/ubss-de-toda-a-cidade-promovem-eventos-da-semana-do-bebe/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original