Sistema de controle de coletas facilita fiscalização

Publicada em 05/08/2017 às 15:38

Caçambas são identificadas por código e localizadas por sistema

Identificar a procedência dos resíduos sólidos e fiscalizar a destinação são algumas das funcionalidades do Sistema Coletas Online, implantado pelo Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol). A partir do software é possível identificar a localização das caçambas de descarte de resíduo de construção. As informações facilitam o trabalho das equipes de fiscalização, visando a redução do descarte irregular.

LEIA TAMBÉM
Campanha contra descarte chega ao vetor Leste

No ano passado foram registradas 54.030 caçambas no sistema. Nos primeiros seis meses deste ano foram registradas 26.269, mais da metade da quantidade registrada no ano passado. “Mesmo com a crise econômica, o descarte permanece contínuo, situação que aponta a conscientização da população com relação à necessidade de descartar o entulho de forma correta”, explica a chefe de divisão de Limpeza Pública, Andréa Martins.

Funcionamento
O sistema é interligado com as empresas particulares de retirada de entulho e, de forma online, é feito o registro de uma caçamba locada. Esse cadastro gera um número de Controle de Transporte de Resíduos (CTR), que segue o material até sua destinação ao Geresol, para o tratamento adequado. “Essas informações registradas no sistema são usadas pelos fiscais para verificação nas ruas. Se uma caçamba é localizada sem o registro, a empresa é multada. A intenção é reduzir o descarte irregular”, explica a chefe. Atualmente existem na cidade cerca de 70 pontos de descarte clandestino, que são limpos e fiscalizados contra o crime ambiental.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/08/05/sistema-de-controle-de-coletas-facilita-fiscalizacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original