TVTEC é lançada com foco na qualificação e geração de emprego

Publicada em 09/08/2017 às 18:48

Evento oficializou lançamento da TVTEC, a primeira escola de tecnologias digitais e produção audiovisual pública-municipal

A Rede TVTEC foi lançada nesta quarta-feira (9), no Complexo Argos, em clima de festa. Com som de DJ, oficinas culturais, apresentações de circo e até cinema para as crianças, o espaço foi ocupado por diferentes gerações e com uma meta: formar qualificação básica e dar oportunidade, com cursos, às pessoas que buscam uma colocação no mercado. Ali, os convidados ocuparam a garagem convertida em espaço multiuso, agora chamada carinhosamente de “Beco do Michael Jackson”.

A TVTEC é a primeira escola de tecnologias digitais e produção audiovisual pública-municipal em parceria com o Centro Paula Souza. Funciona nas instalações da Fundação Televisão Educativa de Jundiaí (FTVE). Seus cursos, que já foram lançados, tem foco na área de audiovisual e mídias sociais. São gratuitos, rápidos, presenciais e voltados à economia criativa.

LEIA TAMBÉM
Rede TVTEC divulga lista dos primeiros 60 inscritos

O prefeito Luiz Fernando Machado salientou a importância do lançamento do projeto, que era uma compromisso de governo. “Queremos que esse espaço [no Complexo Argos] seja ocupado pela juventude”, declarou o Luiz Fernando. “Estamos falando aqui em economia criativa, e tudo isso só foi possível graças ao Centro Paula Souza, que teve a sensibilidade de entrar nesse projeto conosco.”

No lançamento, o espaço contou com diversas atrações e grande público

As inscrições para seus dois primeiros cursos gratuitos – “Assistente de Produção Audiovisual” e “Edição de Vídeo para Redes Sociais” – foram abertas no dia 31 de julho e preenchidas em pouco menos de seis horas. Os dois cursos terão três turmas com 20 vagas cada. As aulas começam na próxima sexta-feira (11). Outros cursos serão abertos em breve.

Presente no lançamento, a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, destacou a importância do ensino para o jovem. “Temos que dar uma oportunidade para toda essa garota que gosta de mídia, que vive com o celular e quer aprender mais”, disse. Ao ser questionada sobre a grande procura pelos cursos, abertos no dia 31 de julho, ela destacou que “isso mostra o quanto o Luiz Fernando acertou aqui, com um projeto como esse. Estamos encantados.”

A superintendente da Rede TVTEC, Mônica Gropelo, ressaltou que o foco é transformar espaços públicos, como o da FTVE, em locais de prestação de serviço. “O custo para viabilizar foi zero”, explicou. “Nós já temos a estrutura, com equipamentos e estúdio, e é o Centro Paula Souza que está custeando os professores. Porém, o maior investimento é a oportunidade por meio da qualificação”, explicou, emocionada. “Queremos fomentar a geração de emprego por meio desses cursos.”

O espaço multiuso também contou com o Cine Kids Bob Zoom, uma parceria com o criador do personagem, Marcos Mello, que é um dos professores da Rede TVTEC.

Alunos
Ansiosos para o início das aulas, os alunos Eduardo Moreno, 28 anos, e Paula Motta, 26, ambos inscritos no curso de “Assistente de Produção Audiovisual”, disseram que buscam se qualificar e assim aumentar as chances no mercado de trabalho. “Fiquei sabendo da oportunidade por meio de um amigo”, declarou Paula, que já trabalhou com produção de vídeo.

Aluna inscrita e jornalista formada, Renata Pedroso também fará o curso de “Assistente de Produção Audiovisual”. “Estou buscando uma recolocação no mercado e acho que todo tipo de conhecimento é válido para nós.”

Também estiveram no evento o vice-prefeito de Jundiaí, Antonio de Pádua Pacheco, o presidente da Câmara de Jundiaí, Gustavo Martinelli, o gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi, o gestor de Inovação e Relação com o Cidadão, Thiago Maia, a coordenadora técnica do Centro Paula Souza, Clara Magalhães, vereadores da cidade e demais gestores municipais.

A Rede TVTEC fica na avenida Doutor Cavalcanti, 396 (Complexo Argos), Vila Arens – Jundiaí/SP. Informações: (11) 4587-5151 ou no portal da Rede TVTEC.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/08/09/tvtec-e-lancada-com-foco-na-qualificacao-e-geracao-de-emprego/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original