Prefeitura fortalece vínculo com moradores da ‘Vila Dignidade’
Publicada em 10/08/2017 às 15:25Os 18 moradores da Vila Dignidade assopraram as velas em comemoração pelo terceiro aniversário do espaço onde moram. Com a proposta de abrigar idosos em situação de risco ou de vulnerabilidade social, permitindo sua autonomia e independência, a Vila possui 16 casas, além de espaço de convivência e áreas de refrigério.
LEIA TAMBÉM
Lei de proteção ao aleitamento materno é tema de capacitação
Entre os moradores, as amigas Sandra Jacinto, há dois anos na vila, e Suzana de Souza, há um, aproveitaram o momento de confraternização. “Somos vizinhas e convivemos muito. Trocamos receitas culinárias e uma ajuda a outra, por exemplo, com serviços de costura. Ficamos muito felizes com a iniciativa da Prefeitura, através da UGADS, em tomar a frente de realizar esta festa que já estava na nossa ideia. É a primeira festa que a Prefeitura realiza para nós”, respondem em uníssono.
A gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, falou sobre a importância do acompanhamento dos serviços. “Os gestores das Unidades devem estar próximos aos usuários dos serviços oferecidos pela Prefeitura, em consonância com a proposta de governo do prefeito Luiz Fernando Machado. Isso explica a minha alegria em compartilhar este momento com eles.”
Funcionamento
A Vila Dignidade, que fica na região do Jardim Tamoio, foi trazida a Jundiaí por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do governo estadual e o referenciamento é feito pela Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), com encaminhamento de moradores feito via Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), após triagem de assistentes sociais e psicólogos.
O encaminhamento é feito a idosos com vínculos familiares fragilizados e rompidos, sem rede de apoio, mas que consigam se manter autonomamente, sem a necessidade de cuidadores. Os moradores não arcam com despesas de aluguel ou condomínio, possuem parceria com a DAE para o abastecimento de água, pagam tarifa reduzida de eletricidade pelo Cadastro Único e devem arcar com as despesas do gás consumido.
No espaço, os idosos residem sozinhos ou com os cônjuges em casas térreas, de sala e cozinha conjugadas, quarto, banheiro, lavanderia e área externa. Na Vila os moradores são atendidos por um funcionário operacional, responsável pela manutenção do espaço, e por uma técnica de enfermagem, que faz o contato dos moradores com a rede de atendimento de saúde.
O idoso pode se manter na Vila por tempo indeterminado, enquanto tiver autonomia e boas condições físicas e mentais. Nos casos de agravamento de condições de saúde, é feito o direcionamento às instituições de longa permanência com as quais a Prefeitura possui convênio, como o Lar Nossa Senhora das Graças, Shangrilá e Cidade Vicentina.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
- 
				 28/10/2025 
				
					 Políticas públicas de Jundiaí voltadas à Infância inspiram quatro municípios paulistas Políticas públicas de Jundiaí voltadas à Infância inspiram quatro municípios paulistas
- 
				 16/10/2025 
				
					 Entre poesias, memórias e afetos: Grupo FormIDOSO celebra dois anos de encontros semanais no CRAS Central Entre poesias, memórias e afetos: Grupo FormIDOSO celebra dois anos de encontros semanais no CRAS Central
- 
				 16/08/2025 
				
					 Casa Sol completa quase duas décadas como referência na proteção de mulheres vítimas de violência em Jundiaí Casa Sol completa quase duas décadas como referência na proteção de mulheres vítimas de violência em Jundiaí
- 
				 28/07/2025 
				
					 Festa julina reúne mais de 200 idosos no CCI do Complexo Argos Festa julina reúne mais de 200 idosos no CCI do Complexo Argos
Baixe as fotos desta notícia na resolução original




