“SUS C.O.M. VC” completa um mês e reduz ações judiciais em mais de 60%

Publicada em 16/08/2017 às 18:12

“SUS C.O.M. VC” começa bem com redução de ações judiciais

Em pouco mais de 30 dias, o programa “SUS C.O.M. VC” da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) atendeu 954 pacientes. Destes, 750 demandaram informações gerais ou itens como medicamentos, procedimentos ou insumos disponíveis na rede do município. No comparativo, em julho de 2016, quando o “SUS C.O.M. VC” ainda não existia, o número total de ações judiciais promovidas contra o município foi de 54 ações, sendo 24 pela Defensoria Pública, o que representa 44,44% do total de ações. Em julho deste ano, o número de ações total foi de 45, com apenas oito promovidas pela Defensoria Pública, sendo 17,7%. “Desta forma, tivemos uma queda de ações judiciais somente da Defensoria Pública de mais de 65%. O que nos mostra que estamos no caminho certo”, destaca a gestora de ações judiciais do programa, Tarsila Costa do Amaral.

Ainda de acordo com ela, este é um dos pontos positivos a se destacar. “Ao conseguir atender boa parte dessa demanda dentro da própria rede notamos o resultado de um trabalho de orientação aos pacientes e o devido encaminhamento dos procedimentos médicos. Muitas vezes este usuário da rede ficava perdido sem saber onde buscar o serviço”, reconhece.

LEIA TAMBÉM
Vacinação contra raiva animal começa neste sábado (19)

Segundo levantamento realizado, no mês de julho, a Prefeitura de Jundiaí recebeu 45 ações judiciais, sendo que apenas oito foram promovidas pela Defensoria Pública, o que representa 17,7 do total de ações. “O que mais nos chama a atenção é que destas, seis são oriundas de pacientes de planos de saúde, uma de médico particular e apenas uma de usuário do SUS, revelando que o projeto permitiu adequar o diálogo com os médicos e promover a integralidade no atendimento”, defende.

Apesar dos números positivos, Tarsila identifica alguns problemas. “O projeto ainda está em desenvolvimento e com a demanda em expansão se torna urgente a necessidade da integralidade do sistema para as respostas e avaliações de resultados”, conclui.

Assessoria de Imprensa
Foto: Prefeitura de Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/08/16/sus-c-o-m-vc-completa-um-mes-e-reduz-acoes-judiciais-em-mais-de-60/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original