Vacinação contra raiva animal começa neste sábado (19)

Publicada em 16/08/2017 às 16:25

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio da Vigilância de Zoonoses, começa neste sábado (19), a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos. Devem ser imunizados os animais com mais de três meses de idade, incluindo as fêmeas que estiverem no cio ou amamentando e os animais idosos. Aqueles em tratamento precisam de autorização do médico veterinário.

Até o dia 6 de setembro, a UGPS vai disponibilizar 157 postos de vacinação, 93 fixos e 64 volantes que podem ser conferidos em 3,5 mil cartazes espalhados pela cidade. Vale ressaltar que a sede da Zoonoses, na rua Bandeirantes, 375, na Ponte de Campinas, é um ponto permanente de vacinação, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nos postos volantes a vacina será disponibilizada, durante a campanha, de segunda a sábado, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, sendo importante checar os horários que podem variar de bairro a bairro.

Segundo o médico veterinário da Zoonoses, Luiz Gustavo Grijota Nascimento, alguns cuidados são importantes para o correto transporte dos animais. “A recomendação é que sejam levados por adultos. No caso dos cachorros, preferencialmente em coleira e guia e para os gatos em fronhas ou saco de estopa. Não são fornecidas vacinas para aplicação em casa”, adianta.

LEIA TAMBÉM
UBS do Caxambu recebe melhorias com ação de moradores

Jundiaí não registra casos de raiva em animais desde a década de 1980. Porém existe um ciclo de transmissão da doença por algumas espécies de morcegos (último caso foi registrado em 2015) que, embora importantes para algumas funções ecológicas, podem introduzir a doença para animais domésticos com que tenham contato.

Grijota conclui alertando que Campinas registrou três casos de raiva animal nos últimos três anos (2014, 2015 e 2016), o que coloca a região em alerta. “Esperamos que os responsáveis pelos animais tenham a consciência da importância de imunizar os cães e gatos”, acrescenta.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/08/16/vacinacao-contra-raiva-animal-comeca-neste-sabado-19/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original