Jogo da Baleia Azul e série ‘13 Reasons Why’ serão tratados em seminário
Publicada em 29/08/2017 às 18:24O jogo da Baleia Azul e o seriado “13 Reasons Why” trouxeram o debate do suicídio definitivamente à esfera jovem. É o que diz o médico psiquiatra Fernando Fernandes, que atua como pesquisador do Programa de Transtornos do Humor da USP (Universidade de São Paulo).
Nesta quinta-feira (31), ele abordará o alerta gerado pelo jogo e pelo seriado norte-americano em sua palestra no 2º Encontro de Valorização da Vida – Suicídio, Epidemia Calada, a partir das 18h30, no Teatro Polytheama. A entrada é gratuita.
FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO PARA O 2º ENCONTRO
O jogo da Baleia Azul é uma disputa feita na internet que propõe desafios macabros aos adolescentes, como bater fotos assistindo a filmes de terror, automutilar-se e, na etapa final, cometer suicídio. Já o seriado “13 Reasons Why” apresenta a história de uma estudante que decidiu tirar a própria vida.
LEIA TAMBÉM
Cartilha de prevenção ao suicídio é lançada em evento
“O que eu quero discutir não é jogo da Baleia Azul, mas, sobretudo, o que leva as crianças e jovens a procurarem por ele”, informa o médico, que falará justamente do interesse mórbido dos jovens. “A discussão em torno desse jogo e do seriado fez com que o tema do suicídio viesse à tona de uma forma nunca antes vista.” Fernando diz que o jovem é naturalmente desafiador e busca um limite. “Mas essa geração não está encontrando um limite facilmente”.
Também estará no 2º Encontro de Valorização da Vida o psicólogo e mestre em psicologia clínica Alexandre Moreno Sandri, que apresentará a Cartilha de Prevenção ao Suicídio. Em seguida, serão feitos relatos do coordenador regional do CVV, Sérgio Antônio Batista, sobre as situações enfrentadas; da professora Clara Magalhães, do Centro Paula Souza, sobre a vulnerabilidade de internos da Fundação Casa; da jornalista Heloísa Gama Alves, assessora da Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo de São Paulo, que vai falar sobre o desamparo vivido pelo grupo LGBT; da psiquiatra Maria Cristina Ramos Stefano, autora do livro “Suicídio: Epidemia Calada”; e do major Hugo Araújo dos Santos, que abordará a negociação em ocorrências policiais com suicidas.
Assessoria de Imprensa – TVTEC
-
07/12/2024
2ª Festival da Economia Criativa de Jundiaí fortalece talentos locais
-
24/11/2024
Festa da Uva 2025: Rainha e Princesas serão escolhidas na terça-feira (26)
-
18/11/2024
3ª edição do Festival de Música chega ao fim com premiações e menções honrosas
-
16/11/2024
Cia. Jovem abre o ‘Vitrine da Dança’ com espetáculo gratuito
Baixe as fotos desta notícia na resolução original