“Setembro amarelo” tem curso sobre chás medicinais
Publicada em 04/09/2017 às 18:15Com o intuito de prevenir suicídios, o “Setembro Amarelo” é dedicado ao assunto e também a enfatizar os sentimentos. Em Jundiaí, o Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO) oferece, no próximo dia 13, a palestra “Chás de plantas medicinais: alívio para as emoções” como forma complementar para lidar com as emoções negativas.
As emoções, entre elas a tristeza e a ansiedade, podem ser normais e até mesmo esperadas diante de diferentes situações da vida. São estes sentimentos de desconforto somados ao desejo de ter uma condição melhor de vida que levam as pessoas a buscar uma forma de resolver o que os deixam aflitos. “O problema é o excesso de tristeza e de ansiedade, que bloqueiam o pensamento e a capacidade de ação para a vida. É necessário cuidar dos excessos e aprender a lidar com o sofrimento, sem que este transborde para além daquilo que podemos dar conta”, explica a psicóloga do CECCO, Fernanda Torres Apollonio.
LEIA TAMBÉM
Vacinação contra a febre amarela supera as expectativas previstas
É neste momento que a ajuda é fundamental. Os casos leves podem demandar apenas de conversas e chás fitoterápicos para um auxílio. A farmacêutica Ana Paula Pizzocaro Barcaro, responsável pelas palestras, lembra que essas infusões são utilizadas há gerações pelas famílias brasileiras. “A camomila, por exemplo, é uma planta popular, e usada para curar, alimentar e perfumar, entre outras utilidades. O derivado mais comum dessa erva é o chá – uma infusão antiga com propriedades calmantes e digestivas. Uma boa conversa em uma roda de chá contribui ao alívio das emoções”, argumenta.
Horta
Além da ação direcionada para o mês “Setembro Amarelo”, o CECCO também oferece oficinas para a população, como de horta comunitária. Janaína Barbara e o filho Luiz Felipe Barbara participaram da atividade. “Meu filho é muito interessado em plantio. Moramos em uma chácara então há espaço para ter uma horta”, comenta a mãe, que levou o filho para a atividade e aproveitou para acompanhar. “Saio daqui com conhecimento em como fazer a plantação, como cuidar da terra. Isso é importante e ocupa nosso tempo”, conta o adolescente.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
04/11/2024
Covid-19: doses voltam a ser aplicadas na quarta-feira
-
01/11/2024
Clínica da Família da Ponte ultrapassa 5,4 mil atendimentos
-
29/10/2024
Dia de Finados: visitantes devem se atentar para não levar criadouros da dengue para os cemitérios
-
24/10/2024
Nota oficial: ampliação de postos de vacinação contra a dengue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original