Conexão Cultural inicia ações no terminal Eloy Chaves
Publicada em 16/09/2017 às 18:21Quem passou pelo terminal do bairro Eloy Chaves na manhã deste sábado encontrou um cenário diferente. Além do som das batidas comandadas pelas pick-ups do DJ Piggy, os passageiros que aguardavam seus ônibus também acompanharam os trabalhos realizados por grafiteiros encarregados de dar um colorido à mais ao cenário urbano.
LEIA TAMBÉM
Cultura lança ‘Encontros Literários’ no Polytheama
O projeto Conexão Cultural é uma iniciativa em conjunta das Unidades de Gestão de Cultura e Mobilidade e Transporte, cujos gestores acompanhavam de perto todas as ações do evento. “O projeto veio ao encontro do que estamos realizando desde o início do ano, que é a descentralização da Cultura, levando toda a forma de arte para quem está nos bairros”, disse Vasti Marques, gestora da Cultura, lembrando que o Conexão Cultural é conduzido por quatro vertentes diferenciadas.
“Primeiro, trazemos a grafitagem para os terminais, que é uma arte muito dinâmica e, por ficar exposta ao tempo, no futuro pode ser renovada. Em segundo, teremos oficinas mensais, começando com a de grafite. A terceira vertente são as apresentações artísticas, como dança, coral, pintura, especialmente, com artistas do bairro onde o terminal está instalado. E por fim, estamos em busca de parcerias para instalar paineis que possam informar a população sobre a programação de artes na cidade”.
O gestor de Mobilidade e Transporte, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, lembrou que a iniciativa também faz parte do projeto de revitalização dos terminais, começando pelo terminal do Eloy, que recebeu lavagem mecanizada e nova pintura nos últimos dias. “É importante dizer que estas ações não são eventos e sim, que já estão sendo incorporadas em nossa agenda permanente. Estamos criando espaços e fazendo adaptações para receber todas as manifestações artísticas em nossos terminais e proporcionar que a cultura chegue até às pessoas em sua rotina, tornando mais agradável a passagem por locais como este”.
A ação recebeu os parabéns do grafiteiro Márcio Silva, ou melhor, Insane, como é conhecido na cidade. “Somos uma equipe de grafiteiros que estará trabalhando aqui nos terminais durante toda esta semana, para concluir este painel que deixará o terminal muito mais bonito e colorido. Acho que é algo que vai agradar tanto as pessoas que passam por aqui, como os profissionais que vivem desta arte.”
Sopa de Letras
No próximo sábado, dia 23, o projeto Conexão Cultural prossegue com a realização de uma ação de grafitagem que está sendo chamada de “Sopa de Letras”. Ao todo, 40 grafiteiros, profissionais e amadores, pintarão o muro de cerca de 70 metros localizado em frente o terminal do Eloy Chaves, utilizando letras como forma de expressão. “Cada um poderá mostrar suas marcas pessoais e como as letras têm significados diferentes para cada um desses grafiteiros”, complementou o diretor da unidade de Cultura, Marcelo Peroni.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
20/12/2024
Transporte público não terá interrupção e negociações da categoria são retomadas
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
16/12/2024
Expressinho de Natal continua encantando a população
-
13/12/2024
Câmara aprova autorização para nova concessão do transporte público e mantém subsídio
Baixe as fotos desta notícia na resolução original