Patrulhamento comunitário garante a convivência cidadã
Publicada em 19/09/2017 às 18:15Realizar um trabalho pautado na prevenção para a solução das necessidades mais imediatas, com um modelo de prestação de serviços cada vez mais próximo da população: assim é o patrulhamento comunitário feito diariamente e que marca a atuação da Guarda Municipal de Jundiaí – GMJ, inclusive com a presença dos agentes de segurança que integram a Especializada Canil.
Compromisso assumido pelo prefeito Luiz Fernando Machado, o trabalho efetivado pela Corporação reflete empenho da atual Administração para assegurar qualidade de vida à população, com a modernização e qualificação profissional para que os serviços públicos funcionem de maneira efetiva.
LEIA TAMBÉM
Canil da GMJ avança no aperfeiçoamento de seus cães
Prova disso é ação socioeducativa que a GMJ realiza nas ruas da cidade, com a presença dos cães de trabalho que protegem, garantem a segurança visando combater a violência e a criminalidade, divertem a todos que se aproximam para conhecer melhor as iniciativas realizadas pelo setor. Dessa forma, o patrulhamento comunitário vai além do enfoque principal da ação do guarda municipal nas atividades para manutenção da ordem: o trabalho social é referência na região.
A aproximação da Guarda Municipal de Jundiaí com a comunidade estabelece uma parceria que gera relações cada vez mais amplas, asseguram a convivência cidadã e a prevenção.
Em patrulhamento pelas ruas do centro da cidade, na condução do cão de trabalho, o pastor belga Malinois Zyon, os guardas municipais Madeira e Patriota constantemente são abordados por crianças e adultos, curiosos para conhecer o animal, acompanhá-lo, manifestar elogios. “É muito gratificante ver o encantamento de todos, a princípio o medo natural da aproximação, depois é só alegria, ter o reconhecimento e respeito ao nosso trabalho diário. Inclusive porque logo depois ao primeiro contato, acontece o interesse pela visita ao Canil, o que muito nos honra. Este é o nosso trabalho que ganha projeção pela seriedade e comprometimento de toda equipe”, declarou Madeira.
Moradora na região central de Jundiaí, Samantha Vogado Souza e o neto Murilo sempre que possível conferem a presença do Canil nas ruas. “Por ele estamos todos os dias acompanhando o trabalho depois que vou buscá-lo na escola. A sensação de segurança é muito grande e importante para todos nós, principalmente para a satisfação das crianças. Um trabalho sério que merece todos os elogios.”
Já na Vila Marlene, os GMs em patrulhamento conheceram o pequeno Eduardo Souza Gomes, de 3 anos, acompanhado da mãe Sirleide Souza Cavalcanti. Mais um encontro que marca a nova amizade que se inicia e o respeito ao trabalho realizado pela Guarda Municipal de Jundiaí.
Assessoria de Imprensa GMJ
Fotos: Assessoria de Imprensa GMJ
-
17/01/2025
Prefeitura reforça compromisso com a segurança pública
-
03/01/2025
Novo comandante da GMJ destina viatura para o Canil
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
Baixe as fotos desta notícia na resolução original