Em observância ao período eleitoral, este canal mantém estático conteúdos anteriores à data 15/08, sendo atualizado somente por matérias relacionadas ao combate à Covid-19, ou de urgência social.

Parceria entre escolas e Prefeitura viabiliza melhorias nas EMEBs

Publicada em 20/09/2017 às 18:44

Cuidar do patrimônio que é de todos e ao mesmo tempo envolver os alunos, os pais, a equipe escolar e o poder público. Com esse objetivo, escolas do Sistema Municipal de Ensino, em parceria com a Unidade de Gestão de Educação (UGE), estão viabilizando obras nos prédios das Emebs. A iniciativa vem ao encontro do que propõe o prefeito Luiz Fernando Machado, que acredita que a comunidade pode fazer a diferença.

No Residencial Jundiaí, as 177 crianças de zero a três anos da Emeb Professora Nilse Moraes Leite, ganharam um novo espaço. A unidade inaugurou, na última semana, uma casinha de bonecas em alvenaria. Além da porta e da janela, o imóvel, com 12 metros quadrados, tem um recorte na parede da frente, que permite com que as pessoas possam apreciar tudo o que acontece do lado de dentro.

LEIA TAMBÉM
Escolas municipais recebem contadores de história da América Latina

“Tínhamos espaço para a construção e o sonho de ter esse local, onde as crianças podem brincar, fazer de conta, vivenciar muitas coisas. Conseguimos a doação da planta e compramos parte do material para construção. A UGE nos auxiliou com a aprovação da planta, alguns materiais e o acompanhamento da obra. O zelador da escola fez o acabamento”, comenta a diretora da escola, Cíntia Tromboni.

A Emeb Professora Nilse Moraes Leite ganhou um novo espaço para recreação

No bairro João Fernandes, os alunos da Emeb Américo Mendes, ao iniciarem o ano letivo, promoveram um conselho para apontar sugestões para a escola. Uma das necessidades elencadas era a pintura do prédio. Cheios de vontade de fazer acontecer, as crianças sugeriram um mutirão, convidaram os pais para a ‘obra’ e solicitaram na UGE as tintas e alguns materiais necessários, como lixas, rolos e fitas.

Algumas semanas depois, no horário combinado, 20 pais e a equipe escolar estavam lá para o trabalho. Além da pintura da área interna, o grupo reformou todos os armários de aço. O Departamento de Obras e Manutenção Escolar da UGE finalizou com a pintura da área externa e com instalações hidráulicas para a criação de uma copa para os funcionários.

“Foi um momento de muita união. Eu participei, levando minhas ferramentas e dando um jeito nos armários. Fiz, pensando não só no bem estar da minha filha, mas no de todos os seus colegas. Com isso, eu ainda mostrei para a Ana Flavia a importância de fazer boas ações”, lembra o empreiteiro de obras Flávio André da Rosa Soares.

Mais parceiros
Do outro lado da cidade, na Emeb Professora Cinira Cardona Mazzali, no Jardim Tamoio, um grupo formado por seis pais também arregaçou as mangas para mudar a cara do refeitório e do corredor da creche. Já na Emeb Irmã Florida Mestag, no bairro Mato Dentro, o pintor Dario Correia da Silva e o caseiro Adriano Vieira da Silva, deixaram os afazeres por algumas horas para servirem de voluntários na unidade. Enquanto um pintou as paredes, o outro instalou forro em uma nova sala.

“A escola é de todos nós, e os pais têm essa consciência disso e gostam de nos auxiliar sempre”, comemora a diretora da Emeb, Tânia Vilela.

Engajamento
De acordo com o diretor do Departamento de Obras e Manutenção Escolar, Elídio Aparecido de Oliveira, desde o início da atual gestão, a UGE tem viabilizado reparos e obras nas escolas em parceria com as equipes escolares e com a comunidade. “Essas ações permitem que a comunidade se aproprie do que é dela, além de unir famílias, alunos e equipe escolar.”

Para o gestor da Unidade de Educação, José Antônio Parimoschi, esse tipo de iniciativa é muito importante. “Quando o diretor é engajado com as boas práticas de gestão da educação, atua de forma proativa e estabelece parcerias com o objetivo de transformar a escola numa referência para a rede e para a comunidade, os avanços são evidentes e quem ganha são os alunos e a cidade. Fica aqui o exemplo dessas escolas.”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/09/20/parceria-entre-as-escolas-e-a-prefeitura-viabiliza-melhorias-nas-emebs/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original