Em observância ao período eleitoral, este canal mantém estático conteúdos anteriores à data 15/08, sendo atualizado somente por matérias relacionadas ao combate à Covid-19, ou de urgência social.

TVTEC: inovação, a palavra de ordem na formatura de primeiras turmas

Publicada em 29/09/2017 às 17:32

Luiz Fernando afirmou que TVTEC é um compromisso de governo realizado

A Rede TVTEC – primeira escola municipal gratuita do País em tecnologia digital e produção audiovisual, em convênio com o Centro Paula Souza – entregou nesta sexta-feira (29), certificados a 42 formandos nas turmas de Assistente de Produção Visual e Edição de Vídeos para Redes Sociais. A cerimônia, no Beco do Michael Jackson, foi prestigiada pelo prefeito Luiz Fernando Machado, pela superintendente da TVE, Mônica Gropelo, pelo gestor de Inovação e Relação com o Cidadão, Thiago Maia Pereira, pela coordenadora técnica do Centro Paula Souza, professora Clara Magalhães e por Luiz Felipe D’Avilla, fundador do Centro de Liderança Pública, uma organização sem fins lucrativos.

A formatura foi aberta com um breve pronunciamento da jornalista Mônica Gropelo. A superintendente da TVTEC lembrou que a quebra de paradigmas do setor começou a ser discutida durante a campanha eleitoral. “A proposta era a de criar um ambiente capaz de devolver o protagonismo ao cidadão, fazendo do serviço público representado pela emissora um caminho de aproximação entre os munícipes e o poder público”, explicou. “A ideia era tirar a tevê pública do confinamento, fazer com que ela se conectasse efetivamente com a internet, com as redes sociais e, portanto, com a população, recuperando a vocação de serviço público”, completou.

LEIA TAMBÉM
Primeiras turmas da TVTEC vão receber certificados

Criador do Centro de Liderança Pública, Luiz Felipe conheceu os estúdios da TVTEC

A jornalista – que já respondeu pela TVE em outra oportunidade – lembrou que essa transformação era um sonho. “E o sonho só se viabilizou pelo apoio e confiança dada a nós, a mim e à equipe toda, pelo prefeito Luiz Fernando Machado”. Segundo ela, o apoio permitiu ainda criar novas frentes inovadoras de trabalho, com produtos agregados: a TVTEC passou a produzir vídeos institucionais reduzindo as despesas do município na área; passou a ter um canal de TV UHF com o convênio feito com a Câmara Municipal; tem presença destacada nas redes sociais e na mídia convencional e, agora, é formadora de mão-de-obra com as oficinas em parceria com o Centro Paula Souza.

O prefeito reiterou tratar-se de um momento de inovação na vida da cidade. “De verdade é um sonho realizado, pelo que cumprimento a todos os servidores públicos que abraçaram a ideia, o desejo de transformar esse ambiente num lugar atrativo para as pessoas, capaz de transformar a vida delas”, discorreu o chefe do Executivo. “O mais gratificante é ver isso acontecendo. É perceber que aqui estão se formando pessoas de todas as idades, jovens e idosos”, emendou. Na avaliação do prefeito, a quebra de paradigma, a inovação de conceito acabou com a degradação que vinha se ampliando e tornou presente um ambiente novo. “Vocês, alunos, são vencedores”, disse Luiz Fernando que anunciou novos cursos na TVTEC.

Criador do Centro de Liderança Pública, Luiz Felipe D’Ávilla disse que a formatura dos alunos da Rede TVTEC apontava para muitos ensinamentos. Um deles e o principal é o de que é possível inovar na gestão pública, especialmente na indústria de mídia, fazendo melhor uso dos recursos. “Aqui, vocês estão criando um modelo para todo o resto do país. Eu não tinha visto ainda iniciativa semelhante”, ponderou.

Prefeito Luiz Fernando esteve presente à formatura e cumprimentou alunos e professores

Antes de se passar à entrega dos certificados aos alunos, a professora Clara Magalhães lembrou da cerimônia de inauguração da TVTEC e da fundação. “Não faz muito tempo estive aqui para ajudar a lançar as sementes. E como representante do Centro Paula Souza estou muito feliz, porque hoje estou vendo os frutos e a colheita é muito boa”, disse passando a palavra ao diretor de Teleducação da TVTEC, Hilário Pereira, para que a fossem entregues os certificados aos alunos.

Para o gestor de Inovação Thiago Maia Pereira, o evento marcou um grande avanço no ensino técnico da cidade. “Quebramos o paradigma de que a tevê educativa tem que ser estática, mudamos o conceito, prestamos um serviço efetivamente público às pessoas, demos protagonismo a elas, cidadãos e cidadãs, e isso é um ganho para toda a população e tudo isso está relacionado ao olhar da jornalista Mônica Gropelo e ao apoio do prefeito Luiz Fernando Machado”, disse.

Assessoria de Imprensa – TVTEC
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/09/29/tvtec-inovacao-a-palavra-de-ordem-na-formatura-de-primeiras-turmas/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original