“Sorria para a Vida” tem ação no Centro, contra o câncer de boca

Publicada em 05/10/2017 às 16:30

Câncer de boca tem mais chances de cura com detecção precoce

Com o apoio institucional da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a campanha “Sorria para a Vida”, organizada pela Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD), Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo (CROSP) e Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas Regional de Jundiaí (APCD), realiza, no sábado (7), exames de diagnóstico precoce de câncer bucal e HPV, na Praça Governador Pedro de Toledo, das 9h às 17h.

LEIA TAMBÉM
Parque da Uva será posto de vacinação contra febre amarela

O câncer de boca surge, geralmente, como uma úlcera (ferida) indolor sem cicatrização. No entanto, a doença também pode se manifestar em formas de manchas e caroços. O diagnóstico precoce é a principal arma contra a doença. “Se diagnosticado no início e tratado de maneira adequada, pode ser curado na maioria dos casos. No Brasil, metade deles é diagnosticada tardiamente, desta forma, o melhor caminho de reverter essa situação é com a informação e autoexame da boca”, explica o dentista José Antonio Kachan Júnior, Delegado Seccional Jundiaí do Conselho Regional de Odontologia (CROSP).

No evento, cerca de 20 profissionais voluntários, entre cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal, atenderão a população em duas vans adaptadas como consultório dentário ambulante. O exame é gratuito, rápido, indolor e seguro. Os casos suspeitos serão encaminhados para biópsia no ambulatório de especialidades do Hospital São Vicente de Paulo, mesma instituição que oferecerá o tratamento, em caso positivo.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/10/05/sorria-para-a-vida-tem-acao-no-centro-contra-o-cancer-de-boca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original