Alunos do Funss recebem certificados de Informática Básica

Publicada em 31/10/2017 às 17:39

Miguel Florit vai aplicar os conhecimentos no negócio próprio

Realizado entre os meses de julho e outubro deste ano, o curso de Informática Básica promovido pelo Fundo Social de Solidariedade (Funss), em parceria com a Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN), reuniu sonhos e histórias de superação. Hariely Ferreira da Silva, de 19 anos, que já cursou os módulos de Vendas e Recepção do Funss, apostou na tecnologia para alavancar as buscas pelo primeiro emprego. “Vi que estava difícil para mim quando compreendi que as empresas desejam candidatos com experiência profissional ou, pelo menos, conhecimentos básicos para utilizar o computador. Então, encontrei novamente no Fundo Social a forma de aprender e me aperfeiçoar sem gastar nada. Tenho certeza que este curso, em breve, me abrirá portas”.

Os inscritos no curso de Informática foram divididos em duas turmas, sendo uma para jovens e adultos e outra especificamente para pessoas com 60 anos ou mais. Os 29 alunos, 16 deles idosos, participaram do curso de 30 horas e aprenderam os conceitos básicos do Windows, Internet (Navegadores, Download e Upload), Pragas Virtuais (vírus e antivírus), Word (Introdução e Formatação Básica), Excel (Introdução, Fórmulas e Gráficos) e Aplicações Úteis (PDF, MP3 e Gravações). “Os conceitos foram os mesmo para os dois grupos, como ligar a máquina, acessar a Internet, criar documentos e até planilhas. No entanto, achamos mais adequado ensinar os idosos separadamente porque os jovens, de certa maneira, estão mais inseridos nesta era tecnológica e, por este motivo, possuem mais facilidade”, explicou a professora Rafaela Marques Monegatto.

LEIA TAMBÉM
Finados: confira o que abre e fecha na cidade

O casal Miguel Florit e Sueli Tonetto Florit são exemplos de perseverança. Com dificuldade de locomoção devido a um acidente vascular cerebral, em 2013, o aposentado viu no curso a independência dos filhos. “Nossa família tem uma pequena distribuidora de frutas e, hoje, o computador domina todas as relações. Decidimos participar para aprender e não precisar pedir para eles resolverem tudo. Além disso, os filhos nem sempre possuem paciência para ensinar e aqui fomos muito bem acolhidos neste processo de aprendizagem”, disse ele.

Luiz Fernando: valorizar quem busca o conhecimento para transformar vidas

O prefeito Luiz Fernando Machado e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vanessa Machado, entregaram os certificados de conclusão aos alunos, nesta terça-feira (31). “Eu sempre fico muito feliz participar deste momento e ver a transformação nas vidas dos nossos alunos. Mas, hoje, eu estou especialmente emocionada porque conseguimos ajudar dois públicos muito diferentes: a turma de jovem e adulto, que buscou a qualificação como ferramenta indispensável em suas atividades acadêmicas e profissionais, e os nossos idosos, que chegaram na melhor idade da vida com muita disposição, entusiasmo e vontade de manter-se produtivos e independentes. Vocês, alunos, são nosso incentivo e nossa força para seguir com este trabalho”, disse Vanessa.

De acordo com o prefeito, o Fundo Social de Solidariedade tem como vocação ações que vão além do assistencialismo. “O trabalho desenvolvido tem como proposta fortalecer as famílias por meio da qualificação profissional. Oportunidades de emprego e geração de renda são conquistadas pelo conhecimento e pela capacitação. Fico muito feliz em ver que vocês tiveram coragem de fazer diferente e dedicaram parte do tempo para aprender”, afirmou.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/10/31/alunos-do-funss-recebem-certificados-de-informatica-basica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original