Alunos fazem prova de português no primeiro dia do Saresp

Publicada em 08/11/2017 às 18:13

Quinta-feira (9), ocorrem as provas de matemática

Giovanna Holliger Anhon, 11 anos, da Emeb Professor José Leme do Prado, ficou satisfeita com seu desempenho no primeiro dia da prova Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Nesta quarta-feira (8), mais de 7800 alunos de 49 escolas municipais de Ensino Fundamental participaram da avaliação, na área de Língua Portuguesa. Quinta-feira (9), ocorrem as provas de matemática.

“No começo, fiquei nervosa. Mas estava fácil e estou bastante animada. É uma prova bem importante para todos nós”, comentou a aluna do 5º ano, logo após entregar o gabarito.

LEIA TAMBÉM
No Vale Verde, prefeito destaca aumento de orgânicos para merenda

O Saresp é aplicado pela Secretaria da Educação do Estado, com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional. O desempenho das unidades escolares no Sistema também é utilizado para o cálculo do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), o qual estabelece metas que as escolas devem alcançar ano a ano.

Compromisso com a qualidade
Depois de dois anos sem participar – 2015 e 2016 -, Jundiaí fez adesão, como parte do compromisso do prefeito Luiz Fernando Machado de melhorar a qualidade da educação ofertada. Estão participando da avaliação, alunos matriculados no 3º ano e no 5º ano do Ensino Fundamental 1, além de estudantes do 7º ano do 9º ano do Ensino Fundamental 2.

“As escolas se prepararam e temos pais presentes para manter a lisura da prova. Os professores também foram trocados de escola. O Saresp permite com que a escola se avalie, ao trazer o desempenho de cada classe. Já para a UGE, ele traz informações de cada unidade, o que nos permite avaliar quais políticas públicas são necessárias para que elas cresçam em qualidade”, destacou a gestora de Educação, Vasti Ferrari Marques, que acompanhou a aplicação da prova.

Para Claudineia Paranhos, mãe que atuou como fiscal na prova, a participação do município vai trazer muitos ganhos para os participantes. “Achei muito importante Jundiaí voltar a participar. Incentivei muito minha filha e quis trabalhar para ajudar. Essa prova também serve de treino para o futuro, para o vestibular, por exemplo”, comentou.

Além das escolas municipais, estão participando da avaliação unidades estaduais, escolas técnicas (ETEs) e particulares, totalizando mais de um milhão de alunos no Estado.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/11/08/alunos-fazem-prova-de-portugues-no-primeiro-dia-do-saresp/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original