Ação ‘Todos juntos contra o aedes’ localiza larvas em duas residências

Publicada em 11/11/2017 às 17:18

O primeiro dia da ação realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, ‘Todos juntos contra o aedes’ visitou 400 residências entre os bairros Centro, Vila Hortolândia, Vila Rami e Retiro, e teve como saldo a localização de duas casas com larvas do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya. A atividade será realizada por mais dois sábados, sempre com o intuito de verificar os possíveis criadouros, eliminar e orientar a população sobre os riscos e cuidados necessários contra o vetor.

De acordo com a biomédica da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), Ana Lúcia de Castro Silva, a ação foi produtiva. “As equipes compostas por agentes da Zoonoses e de Saúde vistoriaram 400 imóveis nas áreas com maior índice de Breteau. O Centro e a Vila Hortolândia tiveram duas casas com criadouros com larvas do mosquito, identificados em um balde e vaso de planta”, comenta.

LEIA TAMBÉM
Febre amarela: mais de 263 mil imunizados; campanha continua

A constatação, segundo a biomédica, é um alerta para que as pessoas se atentem aos cuidados simples de monitoramento que devem ser feitos diariamente na residência. “Recipientes que acumulem água não devem ficar expostos às chuvas. O aedes aegypti se adaptou a várias condições por isso é necessário eliminar os criadouros, que continuam a ser identificados em locais já conhecidos, como pratos e vasos de plantas, pneus e material descartado de forma irregular”, salienta.

A ação “Todos juntos contra o aedes” será realizada nos próximos dias 18 e 25 de novembro, seguindo o mapeamento de risco feito pela UVZ, a partir do índice de Breteau aferido.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/11/11/acao-todos-juntos-contra-o-aedes-localiza-larvas-em-duas-residencias/