Jundiaí está na campanha pelo fim da violência contra as mulheres

Publicada em 27/11/2017 às 12:56

Mafouane começou a conversa acompanhada de sua filha de seis meses

A Prefeitura fez nesta segunda-feira (27) o lançamento dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, uma campanha internacional unida à ONU Mulheres que, pela primeira vez, chega à cidade. A programação, que contou com uma prévia na Marcha da Consciência Negra, teve como abertura oficial a palestra da psicóloga Mafoane Odara sobre “Violências contra as mulheres, interseccionismo e empoderamento”, no Complexo Fepasa.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

A iniciativa é da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e da Assessoria de Políticas para as Mulheres, vinculada à Casa Civil.

LEIA TAMBÉM
TVTEC lança vídeos voltados para o ‘Primeiríssima Infância’

Para a gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, a reflexão e discussão são oportunidades, mas não devem ser pontuais. “Eu espero que estes 16 dias se transformem em 365. A sociedade ainda tem muito o que caminhar no sentido de atender a mulher violentada e na abordagem com o homem agressor”, destacou.

Na palestra, Mafouane tratou de conceitos como empatia, racismo, preconceito, estereótipo, discriminação, gênero, raça, violência de gênero, divisão das tarefas domésticas e apresentou dados e “cases” da violência contra as mulheres. “É necessário que também os homens falem com outros homens sobre a violência contra as mulheres, pois essa tem se mostrado a forma mais eficaz para o seu combate”, enfatizou. E fez um alerta: “No processo de transformação da sociedade, precisamos estar atentos a não sermos mais violentos que a violência que buscamos combater”.

16 dias de atividades
A programação dos “16 Dias” segue até o dia 9 de dezembro, com a apresentação da ação conjunta pelos Direitos Humanos com a Orquestra Municipal no Teatro Polytheama. Nesta terça-feira (28), a programação tem palestra sobre “Boas Práticas que as cidades podem adotar no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas”, com Adriana Carvalho, da ONU Mulheres, das 15h às 18h, também no Complexo Fepasa (avenida União dos Ferroviários, 1760).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/11/27/jundiai-esta-na-campanha-pelo-fim-da-violencia-contra-as-mulheres/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original