Polo Regional de Padaria Artesanal recebe primeira turma de alunos

Publicada em 28/11/2017 às 17:49

Primeira turma do Polo Regional de Padaria Artesanal tem ênfase em panetones

O aroma do panetone, na cozinha escola do Fundo Social de Solidariedade (Funss), perfuma de esperança a vida da família da Vilma Alves Gonzaga dos Aflitos, de 51 anos de idade. Dona de casa, casada e mãe de um menino de 13 anos, ela encontrou no Polo Regional de Padaria Artesanal uma oportunidade de reforçar a renda no final do mês. “Em tempos de crise é preciso usar a criatividade para manter as contas em dia. Eu amo cozinhar, principalmente, receitas doces. Com a chegada das festas e com as novas receitas em mãos, quero preparar e vender para engordar o orçamento familiar”, explicou.

Lilian Vaz Bueno Quirino, de 39 anos, também vê o curso como ingrediente principal das finanças neste final de ano. “Com o marido desempregado e três filhos pequenos não há outra alternativa senão arregaçar as mangas e batalhar”, disse ela. “Já faço tortas, pães, maionese e até frango assado. Agora, quero aproveitar a proximidade do Natal para focar em alimentos típicos da época”, concluiu.

LEIA TAMBÉM
Parque da Uva recebe a Praça da Cidadania da Coca-Cola

O módulo de Panetone junto com o curso de Padaria Artesanal é uma novidade do Polo Regional, inaugurado no Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss), no mês passado, por meio de um convênio com o Governo do Estado de São Paulo. “Além desta, haverá também turmas para Pão de Mel, Cookie Gourmet e Tortas. Todos os grupos aprenderão uma especialidade mais os 10 tipos de pães, já tradicionais da capacitação”, explicou o professor Pedro Camargo.

Além da qualificação profissional, há quem encontre nos cursos do Funss a possibilidade de socialização. É o que aconteceu com a Zenilde Piccolo, de 49 anos. Aposentada há cinco meses, ela conta que não via a hora de participar dos cursos do Fundo Social de Solidariedade: “O horário do meu trabalho não permitia que eu pudesse me matricular nas capacitações. Quando vi na internet a abertura de novas turmas não quis perder a oportunidade de aprender e conhecer outras pessoas”.

As quatro primeiras turmas do Polo Regional de Padaria Artesanal já foram preenchidas. No total, 60 vagas foram disponibilizadas, sendo 15 para cada grupo. Nos dias 05 e 07 de dezembro, será realizado o curso com ênfase em Pão de Mel. Em 2018, serão realizadas as turmas de Padaria Artesanal e curso de Cookie Gourmet, com aulas em 23 e 25 de janeiro; e Padaria Artesanal e curso de Tortas, com encontros nos dias 06 e 08 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4521-2929, 4521-2762 e 4521-6833.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/11/28/polo-regional-de-padaria-artesanal-recebe-primeira-turma-de-alunos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original