Prefeitura se une com organizações para incentivar destinações do IR a projetos
Publicada em 13/12/2017 às 15:29A Prefeitura de Jundiaí, em parceria com a Receita Federal do Brasil, o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), a Associação Contábil (CONT), o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-SP Regional em Jundiaí), promoveu na terça-feira (12) um encontro com representantes de mais de trinta escritórios de contabilidade a fim de incentivar a destinação de Imposto de Renda aos Fundos Municipais atrelados às Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS). O intuito é promover a implantação, manutenção e desenvolvimento de programas e ações dirigidas a crianças, adolescentes e idosos.
De acordo com a legislação brasileira, até 31 de dezembro deste ano, pessoas jurídicas que optarem pelo lucro real podem destinar até 1% do Imposto de Renda devido ao Fundo de Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e outro 1% para o Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa (FUMDIPI). Já as pessoas físicas também podem fazer, até abril, a destinação de até 6% do Imposto de Renda devido para esses Fundos.
LEIA TAMBÉM
Talentos dos Jogos +60 são convidados a compor equipe TIME Jundiaí
Durante o encontro, realizado no auditório do Sescon, o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, frisou a importância da parceria entre o poder público, entidades e iniciativa privada a fim de viabilizar projetos sociais que beneficiam a comunidade. “O prefeito Luiz Fernando Machado decidiu estimular essa iniciativa, pois ela é fundamental para que possamos destinar recursos extras para projetos sociais de grande importância para a cidade, como os que são desenvolvidos pelos fundos municipais da Criança e do Adolescente e do Idoso. A Administração tem atuado para aumentar o nível de transparência dos dados e indicadores que demonstram o desempenho das políticas públicas e isso ajuda a dar mais credibilidade para esses projetos. O lançamento do Observatório Jundiaí, na segunda-feira (11), vai disponibilizar essas informações para a população”.
Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Criança e do Adolescente (CMDCA), Alda Maria Carrara, o estímulo à participação é essencial. “A Prefeitura abriu uma porta de acesso para que as pessoas participem dessa causa e que os recursos permaneçam no Município. Além do encontro promovido pelo Prefeito com os empresários em outubro, agora vem esse encontro para estender o convite aos contabilistas e aos seus clientes.”
Também participaram do encontro a delegada substituta da Receita Federal em Jundiaí, Célia Vendramin Martinelli; o representante do Sescon Jundiaí, Leonardo Mazzola; o delegado regional do CRC, Valdir Segato; o representante da CONT, Fernando Mango; e Rosemary Hanai representando o presidente Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), Milton Calzavara; além de representantes do Núcleo de Articulação das Políticas de Direitos Humanos da Unidade de Gestão da Casa Civil.
Destinação
Os interessados em fazer a destinação para o FMDCA podem fazer o depósito em: Caixa Econômica Federal, agência 0316, operação 006, conta corrente 52 – 0, CNPJ 17.498.120/0001-63. Uma vez realizado o depósito, é necessário o envio do Comprovante de depósito, com Nome ou Razão Social, CPF ou CNPJ e Endereço para envio do recibo via Correio através do e-mail cmdca@jundiai.sp.gov.br.
Já aqueles que quiserem destinar para o FUMDIPI devem fazer o depósito em: Caixa Econômica Federal, agência 0316, conta corrente 50 – 4, CNPJ: 17.498.053/0001-87. Também uma vez realizado o depósito, é necessário o envio do Comprovante de depósito, com Nome ou Razão Social, CPF ou CNPJ e Endereço para envio do recibo via Correio para o e-mail comdipi@jundiai.sp.gov.br.
Os recursos destinados aos Fundos ficam nos cofres públicos. Sua destinação, entretanto, é decidida em plenária pelos respectivos Conselhos, que são de caráter deliberativo. As principais destinações são projetos sociais das entidades e instituições registradas, abrigamento e acolhimento, além de recursos com eventos e material gráfico de campanhas das entidades.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
- 
				 28/10/2025 
				
					 Políticas públicas de Jundiaí voltadas à Infância inspiram quatro municípios paulistas Políticas públicas de Jundiaí voltadas à Infância inspiram quatro municípios paulistas
- 
				 16/08/2025 
				
					 Casa Sol completa quase duas décadas como referência na proteção de mulheres vítimas de violência em Jundiaí Casa Sol completa quase duas décadas como referência na proteção de mulheres vítimas de violência em Jundiaí
- 
				 28/07/2025 
				
					 Festa julina reúne mais de 200 idosos no CCI do Complexo Argos Festa julina reúne mais de 200 idosos no CCI do Complexo Argos
- 
				 28/07/2025 
				
					 Jovens de Jundiaí participam do curso de programação com drones em parceria com a Brazil Flying Labs Jovens de Jundiaí participam do curso de programação com drones em parceria com a Brazil Flying Labs
Baixe as fotos desta notícia na resolução original

