Atletas do Peama se preparam para Copa do Mundo de Inverno

Publicada em 16/01/2018 às 12:27

Atletas do Peama representam Brasil em prova na Alemanha, pela Copa do Mundos dos Jogos de Inverno

Três jundiaienses atletas do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), treinam em Livigno, na Itália, para etapas do World Cup (Copa do Mundo) de Ski Cross Country, que será disputado na Alemanha, na próxima semana e também e para a Paralimpíada na Coreia do Sul, em março. Representando Jundiaí, o grupo se esforça para fazer bonito em um esporte pouco conhecido no Brasil.

Cristian Ribera e Thomaz Moraes viajaram para a Itália para colocar na neve, os treinamentos que são desenvolvidos sobre rodas em Jundiaí, usando a pista de ciclismo do Parque da Cidade. Todos são assistidos do Peama e conheceram a modalidade Ski Cross Country durante uma vivência esportiva oferecida pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) aos atletas do Peama. Selecionados para participar da equipe da CBDN, ganharam o mundo. “O bom desempenho dos nossos atletas é o resultado de trabalho em equipe para mostrar que é possível, para todos, vencer os obstáculos e se destacar”, comenta o diretor do Departamento de Esportes Adaptados, César Munir.

LEIA TAMBÉM
Aproveite as aulas de zumba nos CECEs pelo Agita Jundiaí – Férias Show

A cidade de Livigno fica a 1.800 metros de altitude, isso significa que o treinamento é diferenciado e muito eficiente devido a dificuldade com a respiração. O período de 15 dias de treinamento nessas condições pode resultar em evoluções importantes que serão fundamentais nas próximas competições. Eles retornarão ao Brasil após as duas etapas da World Cup (a primeira em Oberried, Alemanha (de 20 a 23/01) e a segunda em Voukatti (de 03 a 10/02)) por poucos dias, já que o time retornará para a Itália para prosseguir com os treinamentos específicos para os Jogos Paralímpicos de Inverno, que acontecerão em março, em Pyeongchang, Coreia do Sul.

Cristian Ribera tem apenas 15 anos e mora no Jardim Novo Horizonte, mas pelo esporte já conheceu Suécia, Canadá e Itália. Em fevereiro seguirá para a Finlândia, também pelo esporte. “O Ski Cross Country proporciona a chance de ser incluído na sociedade como uma pessoa normal. Ser independente”, comenta o garoto, que chegou ao Peama por indicação médica por conta do tratamento de artogripose congênita mútua, há 11 anos.

Com os títulos de campeão Pan-Americano nos 100 e 400 metros além de salto em distância e vice-campeão mundial júnior nos 400 metros e salto em distância, Thomaz Moraes, 16 anos, está ansioso para as competições. “Tenho amputação congênita do braço direito e, a partir do Peama fui apresentado ao esporte. Comecei fazendo natação, atletismo e agora Ski. Estou muito focado para viver pelo esporte. Nossa intenção é trazer bons resultados para Jundiaí”, explica o adolescente.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/01/16/atletas-do-peama-se-preparam-para-copa-do-mundo-de-inverno/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original