‘Geladeiras Literárias’ fazem sucesso nos terminais de ônibus
Publicada em 25/01/2018 às 11:22Desde que foram instaladas nos sete terminais urbanos da cidade em dezembro do ano passado durante o aniversário de 362 anos de Jundiaí, as Geladeiras Literárias têm chamado a atenção dos usuários do transporte público pelo seu design estilizado e pela pergunta estampada “Você tem fome de quê?”. Daniele Teixeira, de 16 anos, é uma das leitoras que, na passagem pelo terminal Hortolândia no percurso de sua casa no bairro do Engordadouro até a DAE, onde estagia no setor de Faturamento, aproveita para escolher o livro de sua preferência e viajar também pelo mundo das palavras.
“As geladeiras chamam muito a atenção”, explica Daniele, cujas aulas no 3º ano do Ensino Médio retornam em breve. “Eu fiquei sabendo das geladeiras através da publicação de uma amiga numa rede social e, logo em seguida, vi uma delas instaladas neste terminal. É engraçado como estamos tão presos aos nossos celulares e o incentivo à leitura faz com que repensemos isso”.
LEIA TAMBÉM
Festa da Uva de Jundiaí reúne visitantes de todo o Brasil
Vetor Oeste terá nova linha até a Cidade dos Meninos
A proposta é que os usuários do transporte público possam acessar a geladeira e escolher o livro com tema de sua preferência para ler durante o trajeto, levar para o trabalho, para casa ou para a escola, e façam a devolução na mesma geladeira ou em qualquer uma das outras seis, a fim de promover o fluxo do acervo. As geladeiras fazem parte do Conexão Cultural, programa das Unidade de Cultura (UGC) e da Unidade de Mobilidade e Transporte (UGMT) pela revitalização dos terminais urbanos e pela descentralização das manifestações culturais.
Livros para todos
Os livros disponíveis nos terminais são higienizados, triados, carimbados com a identidade visual do programa e trazem gêneros diversos, como romances, policiais e infantis. Funcionários da Cultura fazem a inspeção de cada uma das geladeiras três vezes por semana e a média de reposição total é de cerca de 5 mil livros semanalmente no total dos espaços. Para que as geladeiras não fiquem desabastecidas, é necessário que as pessoas assumam o compromisso pela devolução do item, possibilitando que todos possam aproveitar a leitura.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
28/12/2024
Cultura comemora a visitante simbólica de número 1 milhão do Museu
-
27/12/2024
Arquivo Histórico levará o nome da professora Maria Angela Borges Salvadori
-
27/12/2024
Parceria com a Dinamarca garante mais um intercâmbio para bailarinos da Cia. Jovem de Dança
-
27/12/2024
Museus em Jundiaí são atração no mês de dezembro
Baixe as fotos desta notícia na resolução original