Ação social trabalha o descarte irregular de lixo no São Camilo

Publicada em 26/01/2018 às 18:14

Nos próximos dias 30 e 31 de janeiro, uma importante ação social será realizada na área de urbanização do Jardim São Camilo. O intuito é mobilizar os moradores sobre o dia 1º de fevereiro, quando haverá um grande trabalho de coleta de lixo programado para atender o bairro. A ação é uma iniciativa integrada da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) e Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), que executará o serviço.

A participação dos moradores é essencial para que a intensificação desse trabalho – cuja necessidade é justificada em função dos inúmeros pontos irregulares de descarte de lixo e do depósito de resíduos em dias diferentes do lixo coletado – seja o ponto de partida para uma mudança de cultura que resulte num bairro mais agradável a todos.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura intensifica corte de mato nas escolas

Numa reunião junto aos líderes comunitários, a superintendente da Fumas, Solange Marques, explicou que a fiscalização sobre o descarte correto de resíduos deve ser feita por toda a comunidade. “Além de haver multa prevista para quem descarta lixo incorretamente pelas ruas, também há a questão de saúde pública. Lixo espalhado pelas ruas atrai insetos, roedores e, com eles, inúmeras doenças”, salientou a superintendente.

Mudança de cultura
“Não moro mais no São Camilo há dois anos, desde que recebi meu apartamento no Residencial Gênova, mas faço questão de participar como voluntária para alertar as pessoas sobre a importância de separar o lixo e descartá-lo corretamente”, comentou Luciana Costa Silva, de 28 anos. “A mudança de cultura acontece aos poucos e, com isso, muita gente percebe que dá até para ter retorno financeiro com a reciclagem do lixo”, exemplificou.

A diretora de Ação Social da Fumas, Clayde Almeida, adiantou que nos dias 30 e 31, as equipes da Fundação, apoiada por moradores voluntários do São Camilo, estarão passando pelas casas do bairro para distribuir sacos de lixo para que os resíduos a serem descartados sejam embalados separadamente (orgânico, reciclável e cata-treco) e disponibilizados no dia 1º, quinta-feira, entre 7h e 8h, em pontos determinados para a coleta.

“Somente nesse dia os caminhões estarão passando para coletar os três tipos de lixo. Daí em diante, seguem as coletas programadas normalmente para o bairro de segunda a sábado, ou seja, coleta seletiva às segundas e sextas; lixo orgânico às terças, quintas e sábados, e o cata-treco às quartas”. Cabe lembrar que materiais como entulhos de construção não se encaixam em nenhuma destas três categorias de lixo. “Neste caso, o morador deve contratar uma caçamba. Se ele jogar o lixo pelas ruas, em áreas verdes ou descartar junto com outros tipos de resíduos, corre o risco de ser multado por isso”, lembra a diretora.

Assessoria de Imprensa – Fumas 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/01/26/acao-social-trabalha-o-descarte-irregular-de-lixo-no-sao-camilo/