Presidente do Funss participa da abertura oficial dos JORI 2018

Publicada em 01/02/2018 às 12:18

Vanessa conversou com a delegação de Jundiaí

Emoção e superação marcaram a abertura dos Jogos Regionais do Idoso 2018 (JORI), em Itapeva, município localizado há quase 300 quilômetros de Jundiaí. A presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss), Vanessa Machado, participou da cerimônia, dirigida pela primeira-dama do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, e encontrou a delegação que representa a cidade na competição. “Os JORI são eventos que eu faço questão de participar. Nossos atletas são exemplos de vida e acompanhá-los nesta caminhada enche meu coração de alegria”, afirmou Vanessa.

O evento foi realizado no Ginásio de Esportes Antônio Queiroz e reuniu representantes das 45 cidades inscritas. “Vocês, competidores, já deram a sua contribuição para a sociedade, já cuidaram das famílias, criaram filhos e até netos. Hoje, nós estamos aqui para aplaudi-los. Independentemente de resultados, todos são vitoriosos. Por isso, cada um receberá medalha de participação”, explicou Lu Alckmin, que também preside o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, o FUSSESP.

LEIA TAMBÉM
Delegação jundiaiense busca o ouro no Jori 2018

Acompanhado da primeira-dama, Sonia Cavani, o prefeito de Itapeva, Luiz Cavani, falou da satisfação em receber o evento. “Este é um momento mágico para nossa cidade. Quero agradecer a presença de vocês. Muitos, aqui, vieram de longe. Que a força e o prazer em viver sejam aprendizados para todos nós. Sejam felizes e vamos aos Jogos”, convidou.

Coreografia retratou a perseverança

A programação da abertura oficial contou, ainda, com apresentações de dança. Jundiaí levou à competição a coreografia “Não desista”, com o objetivo de reforçar a ideia da perseverança e da luta diária para transformar sonhos em realidade. Emocionada, Maria Dulcinéia Cândido, de 70 anos, não segurou as lágrimas ao falar da sua participação: “Eu danço há 12 anos e toda edição me traz uma sensação maravilhosa. É uma superação estar aqui, com meus amigos, representando a minha cidade”.

No total, 2.500 atletas com 60 anos ou mais participam dos JORI 2018, que serão promovidos até domingo (04). Jundiaí seguiu à Itapeva com uma delegação formada por 125 competidores. José Reinaldo de Paula, de 64 anos, vai disputar em Natação e conta que “participar é um incentivo para não estagnar na vida”. O amigo de equipe, Osvaldo Nunes de Andrade, de 70 anos, completa: “Os JORI são tudo para mim. Me sinto ativo, disposto e com responsabilidades”.

Quem também não perde uma edição é Valdir Munhoz, de 72 anos. Metalúrgico aposentado há 32 anos, ele garante que fará o seu melhor durante as partidas de Vôlei Adaptado. “Participo há quatro anos porque não quero ficar em casa, sem ter o que fazer. Aqui, me divirto, faço novas amizades e me sinto útil”, disse. “Um ponto muito interessante, também, é a possibilidade de conhecer novos lugares. Nunca estive em Itapeva e, pelos Jogos, tive esta chance”, contou Jovino Ramos da Costa, de 73 anos. O aposentado vai representar Jundiaí na prova de Atletismo. “Vou correr 1.200 metros de distância e estou muito feliz. Me preparo há 15 anos, gosto da modalidade e quero ajudar nosso time a conquistar o ouro”, concluiu.

Márcia Pavan, diretora do departamento de esporte educacional e participação, da Unidade de Gestão de Esportes  e Lazer (UGEL), explicou que a presença dos idosos nos JORI é o resultado do atendimento oferecido no município: “Nosso objetivo é que nossa população adote um estilo de vida ativo e saudável, praticando esporte durante a vida toda”.

Programação
Os atletas do Time Jundiaí estão alojados no Colégio Dom Sílvio Maria Dário, no Centro de Itapeva. A escola municipal conta com quadra, que poderá ser usada pela equipe para treinamentos. Além da parte esportiva, os atletas também farão atividades culturais, como passeios por rotas históricas e turísticas. A programação dos JORI 2018 pode ser conferida neste link.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/02/01/presidente-do-funss-participa-da-abertura-oficial-dos-jori-2018/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original