Educação: mais de 6 mil profissionais na Semana Pedagógica
Publicada em 09/02/2018 às 18:55Organizada pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), a 1ª Semana de Atualização Pedagógica (SAP) de Jundiaí movimentou toda a comunidade da educação municipal de Jundiaí. Entre todas as oficinas e palestras, circularam 6,2 mil pessoas em uma semana, no Complexo Argos. O conhecimento ofertado em todos os setores, não somente pedagógicos, foi motivo de elogios dos envolvidos e faz parte das ações do modelo Escola Inovadora, com meta de excelência no ensino infantil.
“Apostamos na diversidade de assuntos, com palestras e oficinas que vão além da questão educacional. Meditação, relaxamento, saúde, musicalização para bebês, robótica, cozinha alternativa, enfim, formação em assuntos pedagógicos foram ofertados para que os servidores pudessem escolher qual se interessariam. O retorno foi fantástico: 6,2 mil pessoas passaram pelas atividades durante toda a semana. Isso só comprova a sede de conhecimento, de aperfeiçoamento da categoria”, detalha a gestora da UGE, Vasti Ferrari Marques.
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Valorização dos professores é um dos pilares da Escola Inovadora
A partir da próxima semana, será feita avaliação dos resultados obtidos no evento e mapeadas as atividades que serão realizadas ao longo do ano, desta vez, de forma específica para cada setor. “Nesta primeira semana foi aberta, ou seja, todos os servidores participaram de tudo. É uma valorização do trabalho desenvolvido na escola. O aluno não é do professor. O aluno é da escola, e a escola é de todos. Os servidores saem daqui com o olhar diferente. O desafio para o ano é enquadrar a Nova Base Curricular de forma inovadora”, resume. Vasti ainda ressalta que somente com formação de qualidade para os professores e agentes da educação é possível preparar os jovens para o futuro.
Olhar diferente
Professora de inglês da EMEB Luzia Francisco Martins, no Ivoturucaia, Giovana Barbosa, participava, na tarde de ontem, da oficina de ‘Cozinha experimental: explorando a criatividade com receitas alternativas’. “É muito interessante essa integração entre todos os servidores da educação. Assim conhecemos o todo da escola. Durante toda a semana, tivemos acesso a conhecimentos inovadores, que nos ajudem a desenvolver novas técnicas para a educação das crianças”, comenta.
Rúbia de Araújo é professora da Aparecida Merino Elias, no Medeiros, participou da oficina de Robótica. “Ter acesso a esse tipo de informação facilita o desenvolvimento das atividades em sala de aula. Em 2011 foi iniciada a robótica, porém, acabou sendo esquecido na gestão anterior. Essas atividades podem ser colocadas em sala de aula para despertar o conhecimento entre os jovens, em uma forma criativa, de raciocínio lógico”, detalha.
O palestrante Thiago Lopes, da Oficina de Robótica, destaca as vantagens da aplicação do tema em sala de aula. “Existem várias formas de se utilizar os fundamentos da robótica na educação para desenvolver o raciocínio lógico, poder de concentração, atenção, disciplina e organização de pensamento. E isso reflete em toda a vida acadêmica e profissional da criança”, explica.
O programa Escola Inovadora foi lançado nesta semana, com base em um novo modelo de educação, que se apresenta com objetivos práticos de promover a melhoria da aprendizagem dos alunos, valorização dos profissionais da educação e qualificação dos espaços físicos das escolas. O projeto será implantado de forma gradativa nas escolas a partir deste ano, com expansão ao longo dos próximos anos.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
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