Trabalho socioeducativo realizado pela GMJ é apresentado aos alunos da Fatec

Publicada em 16/02/2018 às 18:28

Temas abordados pela equipe Educavi buscam a prevenção, contribuir na formação do pensamento crítico

Dando sequência à parceria continuada, firmada entre a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) e a Faculdade de Tecnologia (Fatec Jundiaí) Deputado Ary Fossen – inicialmente complementando a atualização pedagógica do seu corpo docente – os GMs Tatiana Reis e Renato Clemente de Souza – integrantes do Programa Educação para a Não Violência, o Educavi – iniciaram na manhã desta sexta-feira (16), a programação de palestras para recepcionar os calouros que ingressaram nos variados cursos promovidos pela instituição.

Lançado em 2009, prosseguindo até o final de 2012, e retornando em 2017 com novas diretrizes para melhor atender a demanda cada vez mais crescente, o Programa é um compromisso de governo do prefeito Luiz Fernando Machado que aposta na educação e prevenção para afastar crianças, jovens e adultos, dos riscos decorrentes da violência e criminalidade. A partir da sua reformulação, adquirindo assim uma identidade diferenciada, o Programa Educavi atingiu ao final de 2017, mais de 8 mil pessoas nos mais variados segmentos.

LEIA TAMBÉM
GGIM de Jundiaí é modelo para outros municípios

Diretor da Fatec, o professor Francesco Bordignon buscou conhecer o trabalho realizado pelo Educavi para que na volta às aulas, os novos alunos recebessem uma orientação diferenciada, conduzida por profissionais que atuam na segurança pública municipal, buscando diariamente o bem-estar de toda a comunidade. “Num primeiro momento, a proposta integrará aproximadamente os 240 alunos que estão ingressando. Ao longo do semestre estaremos ampliando também para os veteranos, reunindo dessa forma os 1.500 discentes.”

Durante o encontro, a agente de segurança abordou junto aos alunos, informações gerais sobre o uso nocivo das drogas, com o objetivo de contribuir na formação do pensamento crítico para os futuros tecnólogos – as habilidades para se analisar informações e experiências de maneira criteriosa, e a partir disso formar a própria opinião, evitando-se dessa forma a influência externa e negativa de comportamentos comuns hoje registrados no dia a dia.

” O aperfeiçoamento profissional adquirido pela equipe Educavi junto à Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo, e o Programa Grupo de Educação e Prevenção às Drogas – Projeto Luz (Gepad), nos permite abordar temas sempre muito atuais, aqui especificamente direcionados aos jovens, um alerta que busca contribuir na tomada de decisões, fazer escolhas de maneira construtiva e responsável em relação aos diversos aspectos da vida”, destacou a guarda municipal.

Prevenção e cultura de paz
Transformar a realidade de crianças, jovens e adultos para que os mesmos se tornem agentes multiplicadores, buscando a aproximação e convivência harmônica, o respeito ao próximo: esta é a proposta do Programa Educavi – Educação para a Não Violência. Para isso, em 1998 foi constituída a primeira equipe de palestras da Corporação, com todos os integrantes imbuídos no sentido de ministrar palestras nas instituições de ensino municipais, estaduais e privadas. O Programa Educavi promove a cultura de paz ou seja, o comprometimento de promover e principalmente vivenciar o respeito à vida e à dignidade, sem discriminação ou preconceito, e rejeitar qualquer forma de violência gratuita.

Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: GM Guerino


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/02/16/trabalho-socioeducativo-realizado-pela-gmj-e-apresentado-aos-alunos-da-fatec/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original