GMJ promove Estágio de Qualificação Profissional para seus agentes

Publicada em 20/02/2018 às 16:56

Gestor de Segurança Municipal acompanha o aperfeiçoamento dos integrantes da instituição

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) deu início nesta semana ao Estágio de Qualificação Profissional 2018, com o acompanhamento do titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó), e o comandante da Corporação, inspetor Benedito Marcos Moreno. O aperfeiçoamento dos agentes de segurança pública na Guarda Municipal é uma constante, seguindo as determinações e o compromisso firmado pelo prefeito Luiz Fernando Machado em seu plano de governo. É primordial que seja garantida a sensação de segurança da população com ações cada vez mais efetivas e diferenciadas: o atendimento humanizado e a prestação de serviços são referência no Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ).

“Temos um grupamento especializado sendo atualizado permanentemente, com propostas sempre muito sérias, em parceria com demais segmentos, mudando dessa forma alguns paradigmas que demonstram os avanços alcançados pela Guarda Municipal. Com iniciativas que possam agregar no aperfeiçoamento, mantendo a sua importante referência em trabalho socioeducativo e operacionalidade”, destacou o gestor de Segurança.

LEIA TAMBÉM
Trabalho socioeducativo realizado pela GMJ é apresentado aos alunos da Fatec

Responsável pelo Centro de Instrução, Formação e Aperfeiçoamento Técnico Profissional (Cifatp) da Divisão de Ensino da instituição, o subinspetor Erich Streng Godoi ressalta as propostas da capacitação deste ano. “Seguindo as determinações do Decreto, sobre a obrigatoriedade do Estágio de Qualificação Profissional, por no mínimo oitenta horas ao ano para cada agente, definimos por um conteúdo estabelecido pela base da Matriz Curricular Nacional para Formação das Guardas Municipais – Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.

Neste sentido, além das demais disciplinas obrigatórias (teoria e prática), o enfoque deste ano está direcionado para o Eixo Articulador da Diversidade Étnico-Sociocultural, Conflitos e Segurança Pública, tendo por tema Grupos Vulneráveis ou em Situação de Vulnerabilidade; Conflitos gerados pela Intolerância e a Discriminação, bem como Mediação e Negociação de Conflitos.”

A primeira turma do Estágio completa as atividades no dia 2 de março; a aula inaugural aconteceu na Sala de Instrução GM Luiz Fernando de Oliveira (Oliveirinha) – na Base da GMJ; e prossegue no Auditório da Faculdade de Tecnologia (Fatec Jundiaí) Deputado Ary Fossen – Complexo Fepasa. Ao todo participarão do Estágio durante o ano, 348 guardas municipais – divididos em turmas para o cumprimento da carga horária – além de mais 24 novos que passam por formação para ingresso no final de junho.

Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: GM Guerino


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/02/20/gmj-promove-estagio-de-qualificacao-profissional-para-seus-agentes/