Tecnologia e operacionalidade do “Olho Vivo” é apresentada a empresários

Publicada em 28/02/2018 às 18:35

Visitas promovem a troca de experiências e conhecimentos no setor que completou mais de uma década de atividades e resultados significativos

A Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras, o “Olho Vivo”, da Guarda Municipal de Jundiaí, foi ponto de visita de empresário de Jundiaí, na manhã de quarta-feira (28). No que se refere ao combate da violência e criminalidade, as câmeras são utilizadas no acompanhamento da movimentação em locais mais preocupantes, considerados estratégicos na cidade. Atualmente, a possibilidade de compartilhamento de imagens desses sistemas possibilita parcerias entre organizações, com o intuito de ampliar a segurança.

LEIA TAMBÉM
Segurança renova cooperação técnica com a Rede Infoseg

O titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó), recebeu a visita do diretor do Departamento de Fomento à Indústria da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Gilson Pichioli, acompanhado do diretor da empresa Pilot Pen – instalada no Vetor Oeste – , Osvaldo Akira Satake; e o gerente Francisco A.C. de Lima, para apresentar o funcionamento do sistema.

“O prefeito Luiz Fernando Machado acompanha permanentemente o trabalho de aproximação e integração com os mais variados segmentos da comunidade em suas áreas de atuação, inclusive na utilização crescente das avançadas ferramentas de tecnologia e o aperfeiçoamento constante dos profissionais que fazem parte da Guarda Municipal. É muito importante e necessário que a operacionalidade da Central seja conhecida para que novas parcerias possam acontecer, a segurança como um todo chegando a diferentes esferas”, destacou o gestor.

As câmeras de monitoramento estão instaladas em 187 pontos da cidade (102 fazem parte do Sistema OCR, que realiza a leitura, o reconhecimento ótico dos caracteres das placas dos veículos que adentram e circulam pelo município, registrando irregularidades, principalmente os envolvidos em atividades ilegais, como roubo e furto, ou mesmo os adulterados – dublês). São controladas por profissionais especializados para monitorar um giro de 360 graus e zoom de até três quilômetros, com toda movimentação fiscalizada em tempo real.

Olho Vivo: atenção em tempo real
Referência no Estado de São Paulo, e também no país – uma vez que o setor recebe com frequência visitantes das muitas regiões com o objetivo de conhecer o sistema –, a Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras da Guarda Municipal de Jundiaí registra há 11 anos, avanços significativos no acompanhamento das ocorrências atendidas na cidade, visando o combate à violência e criminalidade, inclusive as situações envolvendo o trânsito.

Mais do que “vigiar” as entradas e saídas da cidade, próprios públicos e locais com grande circulação de pedestres e motoristas, as câmeras oferecem qualidade de imagem (com perfeita nitidez), alta definição, eficiência e agilidade nas imagens captadas e transmitidas. Sempre atento, o “Olho Vivo” funciona 24 horas, de segunda a segunda, inclusive nos finais de semana e feriados, com profissionais especializados se revezando ininterruptamente, trabalhando de maneira integrada com o Centro de Operações Táticas (COT).

Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: GMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/02/28/tecnologia-e-operacionalidade-do-olho-vivo-e-apresentada-a-empresarios/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original