Cemitério do Desterro recebe nova aplicação de veneno contra escorpiões

Publicada em 06/03/2018 às 17:11

Medidas para combate aos escorpiões incluem reforço na dedetização do Desterro e captura manual dos animais

A partir desta quarta-feira (07), a Prefeitura de Jundiaí inicia os serviços de aplicação extra do veneno Lambda-Cialotrina nas dependências dos Cemitérios Nossa Senhora do Desterro e Nossa Senhora do Montenegro.

Administradora do Serviço Funerário Municipal, a Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS), em conjunto com o Centro de Controle de Zoonoses, desenvolveu um Plano de Ação para controle dos escorpiões, que incluirá, além do reforço e ampliação da área a ser dedetizada, a contratação de um serviço de captura manual do animal.

LEIA TAMBÉM
Projeto autoriza regularização de sepulturas

“Estávamos programando a aplicação para a semana passada, mas por conta das chuvas, tivemos de aguardar um pouco mais”, ressalta a superintendente da FUMAS, Solange Marques. “Enquanto isso, intensificamos a higienização dos espaços e a retirada de materiais que pudessem servir de esconderijos para os escorpiões, principalmente na nossa área de depósito”, acrescentou.

Solange também lembrou que, apesar do trabalho desenvolvido pela FUMAS e Zoonoses, é de extrema importância o envolvimento e a colaboração de todos, especialmente dos moradores das ruas circunvizinhas e dos concessionários das sepulturas.

“Estamos verificando nos dois cemitérios os locais que possam servir de abrigo, mas também precisamos contar com a compreensão e ajuda de todos quanto a evitar o depósito de entulhos nas calçadas ao lado do muro, pois isto pode atrair os escorpiões para lá também. Quanto aos nossos concessionários, é importante que façam a vistoria das sepulturas e, caso identifiquem algum tipo de fresta ou rachadura no túmulo, isto pode representar um local de abrigo e o reparo deve ser providenciado”, solicita.

Para evitar a proliferação dos animais sinantrópicos nos cemitérios, a dedetização está sendo feita com o veneno Lambda-Cialotrina, utilizando uma concentração maior (a 3%). A área de aplicação também foi ampliada e além do contorno dos túmulos, o veneno também está sendo aplicado nos lados internos e externos de todo o muro. A captura manual será agendada para as próximas semanas e será realizada à noite. “O escorpião é um animal de hábitos noturnos e a captura será feita utilizando uma lanterna específica e pinça”, explica.

Assessoria de Imprensa – FUMAS
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/03/06/cemiterio-do-desterro-recebe-nova-aplicacao-de-veneno-contra-escorpioes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original