Jovens recebem certificação de curso de Polimento Automotivo

Publicada em 07/03/2018 às 18:48

Formatura de alunos do Curso de Polimento Automotivo foi realizada no CECCO

Ao todo foram 22 jovens assistidos atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Caps IJ) e pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) que, na tarde de quarta-feira (7), no Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração De Renda (CECCO), receberam o certificado de conclusão do Curso de Polimento Automotivo, ofertado pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). O Curso de Polimento Automotivo foi ofertado pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por de repasse de recurso do Ministério da Saúde (MS), feito após qualificação de projeto encaminhado pela equipe do CAPS IJ para o Edital de Reabilitação e Protagonismo do MS.

A turma encerrada foi a segunda promovida por meio do recurso federal. “O objetivo é de proporcionar não somente formação, como também restabelecer vínculos sociais, as aulas são realizadas duas vezes por semana, no Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (Cecco). Os jovens, tiveram uma oportunidade diferente. Não necessariamente seguirão a carreira em estética automotiva, mas é uma porta que se abre para o futuro”, comenta o coordenador de Saúde Mental, Alexandre Moreno Sandri.

LEIA TAMBÉM
Abastecimento de medicamentos chega a 97,6% na rede de saúde

De acordo com a coordenadora do Caps IJ, Janaína de Carvalho Santana Ermani, existem outros aspectos que são modificados na vida dos jovens a partir da participação no curso. “Mais que apenas um emprego, a sociabilidade, os vínculos que são formados e restabelecidos são fundamentais para o desenvolvimento humano”, detalha.

Exemplo da mudança é Ygor Gabriel Dutra dos Santos, 14 anos, morador no Jardim Tarumã. Há três anos em acompanhamento no CapsIJ, o estudante recebeu o certificado do curso de Polimento Automotivo com a presença do pai Waldir dos Santos, taxista. “Todo conhecimento agrega à nossa formação. O curso foi uma oportunidade interessante para trabalhar. Eu sempre quis ganhar o meu dinheiro, desde cedo”, comenta o garoto, que aproveitou o carro do pai como área de trabalho para treino das técnicas adquiridas.

O pai do menino estava feliz com a evolução do garoto. “Está mais tranquilo e o conhecimento que teve não foi só no polimento. O curso trouxe oportunidades para melhorar em vários aspectos além de proporcionar desenvolvimento”, comemora.

O Curso de Polimento Automotivo foi ofertado pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por de repasse de recurso do Ministério da Saúde (MS), feito após qualificação de projeto encaminhado pela equipe do CAPS IJ para o Edital de Reabilitação e Protagonismo do MS e foi desenvolvido para duas turmas na cidade e parte do pressuposto de que o cuidado em saúde não se resume à ausência de doença, mas a um conjunto de condições que incluem a formação de vínculos, o sentimento de pertença social, o desenvolvimento de atividades que geram prazer, e a construção de projetos de vida.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/03/07/jovens-recebem-certificacao-de-curso-de-polimento-automotivo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original