Abastecimento de medicamentos chega a 97,6% na rede de saúde

Publicada em 27/02/2018 às 18:10

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) colhe os frutos da reestruturação e gestão eficiente dos recursos, iniciada no ano passado. A oferta de medicamentos é um exemplo. Com abastecimento de 97,6% dos 296 medicamentos constantes na Relação de Municipal de Medicamentos (Remume), o estoque registra apenas cinco substâncias em falta – por restrições na produção industrial.  A organização garante o tratamento de mais de 200 mil usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Mesmo com as dificuldades registradas em 2017, a oferta de medicamentos foi acrescida de 5,7% em relação ao ano de 2016. A partir deste ano, com orçamento próprio, a gestão dá início à fase de entregas dos projetos e programas, com o o foco na melhoria da qualidade de vida da população.

O aposentado Nivaldo Vieira, 84 anos, faz uso de medicamentos para controlar a hipertensão. Os medicamentos ele recebe na UBS Central, onde faz acompanhamento da saúde. “Tomo remédios cedo e à tarde para controlar a pressão. Não tenho mais nenhum outro problema de saúde. É uma grande facilidade sair da UBS já com o tratamento nas mãos”, conta.

LEIA TAMBÉM
Zoonoses faz varredura em área com registros de casos de raiva animal

Estoque de medicamentos de Jundiaí tem apenas cinco medicamentos em falta, por falta de substância para produção pela indústria

Outro que também se beneficia com a oferta da UGPS é Manoel Ferreira, 47 anos. Ele, que é hipertenso, e a mulher, que faz o controle dos hormônios da tireoide. “No início do ano passado houve atraso na entrega de alguns medicamentos. Mas desde meados do ano passado, não há o que reclamar. Não tem falta de nada. É rápido. Basta comparecer à UBS com a receita prescrita com o nome da substância do  medicamento, e pronto”, detalha.

De acordo com a coordenadora da Assistência Farmacêutica, Ana Cláudia Jordão Rodrigues, a antecipação das compras com organização da pasta, proporcionam o resultado positivo para a população. “No ano passado, recebemos o estoque com o que havia, sem as previsões de compra ou agendamentos de entregas. Em 2017, 73 medicamentos estavam em falta e precisavam ser rateados entre as UBSs outros 16 estavam com estoque zerado. Com o trabalho desenvolvido pela gestão, conseguimos equacionar os problemas. Apenas seis medicamentos estão sendo rateados entre as UBSs, sendo que, cinco deles por falta de substância para a produção na indústria. Todos estão comprados”, detalha a coordenadora.

O gestor da UGPS, Tiago Texera,  menciona o alcance do bom resultado. “São mais de 200 mil pessoas que estão recebendo seu medicamento e realizando o tratamento de forma correta. No ano passado foram dispensados 101.362.920 unidades farmacêuticas, que são frascos, comprimidos ou tubos de tomada. Mesmo com as dificuldades enfrentadas em 2017, ampliamos a oferta em 5,7%, além de acrescentarmos um novo medicamento à lista Remume, o Dipropionato de Beclometasona 200 mcg, usado para tratamento de asma. E a inclusão no ano passado, já objetiva o atendimento da população para o período do inverno que está por vir. O período é importante para que os médicos tomem conhecimento da oferta e disponibilizem para a população”, detalha.

Gestão eficiente 
O trabalho realizado durante o ano passado, segundo Texera, na organização das contas, readequação dos serviços e capacitação dos servidores foram passos necessários para alcançar os resultados positivos. “Começamos a colher os frutos do empenho da administração. A regularização da compra dos medicamentos é o início do que será entregue pela UGPS para a população. Ainda neste primeiro semestre temos a entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Novo Horizonte e da Clínica da Família, no mesmo bairro, que reformularão todo o modelo de atenção básica, com maior resolutividade para a população”, detalha.

A listagem do Remume pode ser consultada no site da Prefeitura de Jundiaí (https://jundiai.sp.gov.br/saude/relacao-de-medicamentos/) ou pelo aplicativo. Desta forma, é possível ao munícipe, verificar, ainda em consultório, se a substância consta no cardápio medicamentoso da UGPS, ofertado gratuitamente.

Texera lembra que a dispensação dos medicamentos municipais é feita nas UBSs. “A UGPS conta com o estoque central, localizado no prédio na rua Marechal Deodoro da Fonseca, onde funciona o programa S.U.S COM V.C. Lá também é feito o trabalho de centralização da entrega dos medicamentos encaminhados pelo Estado, que são de alto custo”, comenta.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/02/27/abastecimento-de-medicamentos-chega-a-976-na-rede-de-saude/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original