Bacia do rio Jundiaí Mirim recebe 14 mil mudas pelo Programa Nascentes
Publicada em 21/03/2018 às 12:41
Plantio realizado no ano passado resultou em nove hectares recuperados; prefeito Luiz Fernando Machado participou de ações
No próximo dia 22 será comemorado o Dia Mundial da Água, e, para celebrar a data, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Programa Nascentes Jundiaí, realizará palestra sobre o Código Florestal, no salão da igreja da Roseira. O programa já recuperou nove hectares de áreas da bacia do Rio Jundiaí Mirim com 14 mil mudas de plantas nativas da Mata Atlântica -, tem como objetivo preservar e proteger as nascentes, recuperar paisagem, a fauna e a flora e, ainda, contribuir para evitar deslizamentos, assoreamento dos rios e erosões.
O evento é aberto para a população, a partir das 14h30, na avenida João Batista Spiandorello, 2130, Roseira. A palestra ‘Código Florestal para todos’ será ministrada pelo engenheiro agrônomo da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Felipe Rosafa Gavioli. “Ainda existem dúvidas com relação ao tamanho das áreas que devem ser preservadas nas propriedades rurais. O Programa Nascentes Jundiaí disponibiliza a área a ser recuperada à instituição que precisa realizar a compensação ambiental”, detalha o engenheiro agrônomo Sérgio Pompermaier, da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT).
LEIA TAMBÉM
Agricultura tem oferta de monitoramento da fertilidade de solo
Realizado em parceria com empresas, poder público e proprietários rurais, o Programa Nascentes Jundiaí tem por objetivo reflorestar as Áreas de Preservação Permanente – APP, que protegem os rios, córregos e nascentes em propriedades rurais da bacia do rio Jundiaí Mirim, responsável pelo abastecimento da cidade. “No ano passado foram plantadas 14 mil mudas em 12 propriedades na região do Caxambu. Neste ano serão mais nove hectares, em nove propriedades. Esse levantamento foi realizado em toda a bacia, e deve se estender também para outros rios, como o Capivari”, detalha o engenheiro agrônomo.
De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello, todo o mapeamento cartográfico da bacia foi realizado pela unidade. “Neste primeiro momento o foco está na bacia do Jundiaí Mirim, mas todas as nascentes devem ser contempladas com o programa, para a recuperação e preservação do meio ambiente”, analisa.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
05/03/2025
Programação da Semana da Mulher traz feira especial do ‘Jundiaí feito à Mão’ no Paço
-
05/03/2025
Prefeitura estuda ampliação da Feira de Orgânicos
-
05/03/2025
Em primeira reunião do ano, Conselho de Desenvolvimento Rural apresenta balanços e novas propostas
-
18/02/2025
Festa da Uva e Expo Vinhos bate recorde de visitantes e se consolida como ‘Paixão de Jundiaí’
Baixe as fotos desta notícia na resolução original