Siemens: Jundiaí recebe ferramenta que auxilia na sustentabilidade

Publicada em 21/03/2018 às 17:40

Apresentação: ferramenta identifica áreas prioritárias com o objetivo de tornar as cidades mais sustentáveis

Jundiaí é a segunda cidade do Brasil – e terceira da América Latina – a contar com a Ferramenta de Desempenho da Cidade (CyPT -City Performance Tool), um sistema inteligente de análise de dados que ajuda os administradores municipais a identificar áreas prioritárias em que devem investir com o objetivo de se tornarem suas cidades mais sustentáveis. O termo de cooperação foi assinado pelo prefeito Luiz Fernando Machado, nesta quarta-feira (21), no Paço Municipal.

Sem ônus para o Município, a Prefeitura fornecerá à Siemens dados acerca das áreas de mobilidade urbana, políticas públicas para uso da energia, além de obras e serviços. A partir das informações, será desenvolvido o plano estratégico a fim de encontrar soluções eficientes para reduzir a emissão de poluentes na cidade.

A possibilidade de formalizar o termo de cooperação teve origem em uma das reuniões semanais entre o prefeito e empresários que atuam na cidade. “Essa inciativa com a Siemens é fundamental para fortalecer os projetos que desenvolvemos para tornar Jundiaí mais inteligente e sustentável”, afirmou o prefeito. “São sete unidades de gestão envolvidas para que o trabalho tenha êxito e cumpramos o modelo estadista atento a executar ações para as gerações futuras.”

LEIA TAMBÉM
Prefeito e gestores visitam a sede da Casa da Fonte

De acordo com o diretor geral de Infraestrutura e Cidades da Siemens no Brasil, Guilherme Mendonça, a ferramenta também opera como plataforma colaborativa entre cidades. Ela permite, por meio da análise de dados de outras cidades pelo mundo, a aplicação de melhores práticas e lições aprendidas. “A ferramenta auxilia na tomada de decisões e possibilita que a administração municipal avalie o impacto, simulando melhores cenários para os resultados esperados, antes de implementá-la”, explica Guilherme.

A iniciativa com a Prefeitura de Jundiaí é similar às que a Siemens realiza em dezenas de cidades ao redor do mundo, como São Francisco, cidade do México, Copenhagen e Madrid, entre outras.

Também estiveram presentes à assinatura do termo de cooperação os gestores José Antonio Parimoschi, Gustavo Maryssael, Nádia Tafarello, Messias Mercadante, Eduardo Alvarez e Vasti Ferrari Marques, além do diretor da Unidade Central de Entregas, Jones Martins.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/03/21/siemens-jundiai-recebe-ferramenta-que-auxilia-na-sustentabilidade/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original