Jundiaí avança nas ações de Política Pública da Criança
Publicada em 03/04/2018 às 18:25Desde o ano passado, quando foi lançada a Política Pública da Criança na Cidade – com os projetos prioritários “Entre a Casa e a Escola” e o “Parque da Criança” – a meta da gestão municipal do prefeito Luiz Fernando Machado é deixar um legado para as próximas gerações a partir das crianças. Na terça-feira (3) foi realizada a primeira atividade de sensibilização aos profissionais da gestão que, de forma direta ou indireta, estão ligados com o desenvolvimento infantil, a partir da parceria firmada com o Instituto Alana. A atividade prossegue na quarta-feira (4), com palestra no auditório Elis Regina, exclusivo para os profissionais da Unidade de Gestão de Educação (UGE).
“Quando desenhamos nosso plano de governo, pensamos em uma cidade administrada para atender as crianças, com educação, segurança, esporte, mobilidade e saúde. A perspectiva de visão das crianças é diferente da nossa e só conseguimos perceber quando nos colocamos no lugar delas. É isso que a parceria com o Instituto Alana vem fazer, descobrir como as crianças se relacionam com a escola, com o bairro, a cidade. Nesse processo descobrimos grandes riquezas”, comenta o Chefe do Executivo, que participou da abertura do evento, no Parque da Cidade, lembrando dos demais projetos relacionados com o universo infantil como o Enfrentamentos da Obesidade Infantil e a Escola Inovadora.
LEIA TAMBÉM
Pais de alunos serão ouvidos sobre projeto de reforma da escola
De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Planejamento e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello, Jundiaí é privilegiada para aproximar as crianças da natureza. “O conceito de cidade mais verde e amigável às crianças faz parte das ações do planejamento urbano, a criação de espaços públicos que favoreçam a presença da criança e seu contato com a natureza, e ainda a inclusão das crianças no processo de planejamento urbano”, comenta.
A diretora do Instituto Alana, Laís Fleury, lembra que o movimento direcionado para a ‘Cidade para as crianças’ é recente no mundo. “É inovador, com olhar diferente e construtivo. Os espaços precisam ser desafiadores e estimulantes para o desenvolvimento das crianças. E esses espaços não precisam ser restritos. As crianças devem se apropriar de toda a cidade”, detalha.
A diretora de Urbanismo da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sylvia Angelini, explica que a parceria com o Instituto Alana – realizada como termo de cooperação, sem custo para o Município – teve um primeiro evento para os gestores, em fevereiro, e agora é destinada aos servidores municipais. A organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, se dedica a programas para garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Alana reúne programas cujo principal objetivo é mobilizar a sociedade para os temas da infância.
Entre as palestras e sensibilizações, foram realizadas atividades que simulam parques naturais e intervenções lúdicas temporárias de trajeto. Os servidores se apropriaram dos espaços. “Acredito que são medidas simples que possam ser implantadas, mas que resultam em grandes resultados. É necessário uma mudança de concepção da sociedade”, comenta o agente de trânsito Vágner Aparecido Quintiliani.
LEIA TAMBÉM
EMEB Ivo de Bona promove interação entre pais e filhos
Pioneiro
‘Entre a Casa e a Escola’ faz parte da política municipal para a criança e visa a qualificação do caminho dos alunos da rede pública para suas escolas. O projeto piloto foi feito na EMEB Deodato Janski, no Jardim Tarumã, onde estudam cerca de 500 alunos de Ensino Fundamental 1 (6 a 12 anos) e 70% vão para a escola caminhando. Para compor o diagnóstico, além das vistorias dos técnicos em conjunto com os moradores do bairro, foi iniciado um processo de escuta das crianças para saber o que elas acham do seu caminho para a escola e como gostariam que ele fosse.
O primeiro resultado do projeto foi a remodelação da praça em frente à escola, Valdemar Lopes, na divisa com o Jardim São Camilo, inaugurada em dezembro de 2017. A área recebeu remodelação paisagística, recuperação da iluminação e do passeio, arquibancada para assento e pintura de lousa na parede, para servir como extensão do ambiente educacional das escolas municipais Deodato Janski, Ruth Carturan e Reynaldo Basile, que ficam nas proximidades. Artistas do bairro também contribuíram com intervenções de grafite no local. Demais ações de melhoria das calçadas ainda estão em andamento neste bairro e, em seguida, novas escolas e seu entorno serão objeto do projeto.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
25/12/2024
Investimentos em tecnologia potencializam serviços e agilizam a vida do cidadão
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi