Prefeitura de Jundiaí | www.jundiai.sp.gov.br

Bem-Estar Animal amplia castrações em 132%

Publicada em 12/04/2018 às 16:48

Estefane Kerm levou as duas gatas da família para a castração

Com as 91 castrações realizadas nesta quinta-feira (12), o Departamento de Bem Estar Animal (Debea), órgão ligado à Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), soma 540 cirurgias neste ano, até o momento. O número equivale a um crescimento de 132% em relação ao que foi realizado no primeiro quadrimestre do ano passado. O planejamento inicial previsto para o ano era de 2,5 mil castrações. Após encontro com protetoras de animais, a expectativa é atingir a marca de 5 mil.

Entre janeiro a abril de 2017 foram realizadas 232 castrações. No período, o órgão trabalhava com a previsão orçamentária deixada pela gestão anterior. Neste ano, com planejamento próprio e contratação de empresa responsável pelos mutirões de castração, o número cresceu 132%, passando para 540. Se comparado com o realizado no mesmo período de 2016, quando foram realizadas 170 castrações, o percentual de crescimento é de 217, 64%.

“Além das castrações e dos atendimentos que são realizados diariamente pela equipe veterinária municipal, os mini-mutirões ofertados desde o começo do ano, atenderam solicitações das protetoras de animais. A partir de julho, serão realizados os grandes mutirões, em bairros, sempre priorizando a população registrada pelo 156”, detalhou a diretora do Debea, Alessandra Benedetti.

LEIA TAMBÉM
Debea aumenta oferta de atendimento veterinário em 10%

Estefane Kerm, 18 anos, havia feito a solicitação pelo serviço 156 da prefeitura de Jundiaí para castrar as duas gatas da família há quatro meses. Na quinta-feira (12) foi atendida. “Fizemos o registro há pouco tempo. Conhecemos o serviço do Debea depois que o meu cachorro, o Malacay, comeu uma caixa de sabão em pó. Ele quase morreu. Cheguei chorando aqui. Agora está bem e comendo de tudo. A Cinzinha e a Mourisco, as gatinhas, vivem bem com o cachorro. Castrá-las é uma medida necessária para a saúde e também para conter as crias”, comentou a jovem.

Castrações realizadas no Debea, no dia 12, atendem demanda do serviço 156

Solange Carvalho também levou uma gata de estimação para a castração. “Não sei a idade correta dela, já que apareceu na nossa casa há uns dois anos. Para evitar as crias, fazíamos a aplicação de uma injeção, mas disseram que é prejudicial. Quando o pessoal do Debea ligou para avisar que ela foi chamada, fiquei muito feliz. É uma medida importante”, explicou a mulher, ansiosa para saber como seria a recuperação do animal de estimação.

Em dados

O Debea realizou 1,6 mil castrações no ano de 2017 e tem como meta ampliar em, no mínimo, 33% o número para o ano de 2018. Tendo em vista que nos últimos anos de 2015 e 2016 foram realizadas apenas 1,5 mil castrações por ano, o volume representa aumento de 10% em relação ao que era praticado em anos anteriores. Com o atendimento realizado juntamente com a equipe, a meta é alcançar as 5 mil castrações, número acordado em reunião com as protetoras de animais, no início do ano.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/04/12/bem-estar-animal-amplia-castracoes-em-132/


Leia mais sobre ,