Compra Aberta completa 16 anos e apresenta inovações

Publicada em 23/04/2018 às 18:49

Prefeito destacou que a ferramenta é um exemplo de política pública de Estado

Durante a cerimônia de comemoração aos 16 anos do Compra Aberta – sistema de compras eletrônico da Prefeitura que garante eficiência, transparência e economicidade nos processos de licitação –, na tarde desta segunda-feira (23), a Unidade de Gestão de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP) lançou o novo site da ferramenta, com inovações que facilitam a navegação para os fornecedores. Jundiaí foi a primeira cidade do Estado de São Paulo a contar com uma ferramenta desse tipo.

O diretor do Departamento de Compras Governamentais, Alexandre Castro Nunes, explicou que, entre as inovações, pode-se citar um sistema de busca mais eficiente e intuitivo. “Além disso, agora é possível para o fornecedor obter on-line o atestado de capacidade técnica”, completou. As inovações acrescentadas à ferramenta foram desenvolvidas pela Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun).

LEIA TAMBÉM
Coca-Cola confirma manutenção de investimentos em Jundiaí

Presente à cerimônia, o prefeito Luiz Fernando Machado lembrou que o Compra Aberta é um exemplo de política pública de Estado e não de governo, que garante institucionalidade aos processos licitatórios. “A ferramenta garante transparência em um momento no qual a sociedade está mais familiarizada com questões ligadas à Administração Pública. É uma felicidade contar com um sistema eletrônico que retira a pessoalidade de uma licitação, preservando a institucionalidade”, afirmou.

A gestora da UGAGP, Simone Zanotello, lembrou que o Compra Aberta evoluiu ao longo dos anos e se tornou referência em todo o Brasil. “É importante destacar que, apesar de ser um processo eletrônico, é graças à competência dos nossos servidores que a ferramenta deu certo. As ferramentas tecnológicas precisam de pessoas para funcionar e, por isso, o sucesso do Compra Aberta é fruto de um trabalho conjunto de toda a equipe da Unidade”, pontuou.

Na ocasião, também foi prestada uma homenagem póstuma a Clóvis Galvão, que ocupou o cargo de gestor da UGAGP até julho do ano passado, quando morreu vítima de um infarto. Clóvis foi um dos idealizadores e principais entusiastas do sistema eletrônico de compras que existe atualmente na Prefeitura. O deputado federal Miguel Haddad, que era prefeito de Jundiaí quando o Compra Aberta foi lançado em 2002, também participou da cerimônia.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/04/23/compra-aberta-completa-16-anos-e-apresenta-inovacoes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original